Tapetão? Ação na Justiça pode cancelar rebaixamento do Brasileiro, diz site botafoguense

31/01/2021, 21:01
brasileiro flamengo botafogo

Brasileiro desta temporada pode terminar fora das quatro linhas

O Campeonato Brasileiro promete ter polêmica até o fim. De acordo com o site Fogo na Rede, um grupo de torcedores irá apresentar à CBF nesta segunda-feira, 1, uma petição para que a entidade cancele o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A ideia é que o próximo Brasileirão seja disputado com 24 clubes.

A ação pede para que a Justiça Desportiva, no caso STJD, considere o contexto da pandemia, segundo consta no Estatuto do Torcedor, no artigo 9º:

”É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de: III – Interrupção das competições por motivos de surtos, epidemias e pandemias que possam comprometer a integridade física e o bem-estar dos atletas, desde que aprovada pela maioria das agremiações participantes”.

Autor da peça, o advogado Arley Carvalho, explicou a solicitação em entrevista ao portal botafoguense.

Um grupo de torcedores nos procurou, preocupados com a situação atual do futebol brasileiro por conta dos efeitos da pandemia. A partir disso, fizemos uma análise técnica porque entendemos que a própria legislação de Código de Justiça Desportiva determina a aplicação de princípios da razoabilidade e proporcionalidade. O jogo Palmeiras e Flamengo, por exemplo. O rubro-negro teve que escalar praticamente o time sub-20 para a partida. Certamente é uma desproporcionalidade. Na Série B, tivemos um caso mais grave. O Guarani teve apenas 13 jogadores aptos para uma partida e, por isso, acabou sendo goleado”.

LEIA TAMBÉM: Guilherme Bala quase foi contratado por rival carioca do Flamengo

No momento, os rebaixados para a Série B da competição seriam: Fortaleza, Goiás, Coritiba e Botafogo.

Observando de longe, o Flamengo se prepara para enfrentar o Sport nesta segunda, em confronto na Ilha do Retiro. O jogo é válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 58 pontos, o Rubro-Negro voltou à disputa do Brasileirão. Contudo, o time pernambucano tem 35 e tenta não entrar na zona do rebaixamento.

Terceiro colocado, o Flamengo tem 12% de chances de ser campeão, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. Rogério Ceni conseguiu bom resultado diante do Grêmio e ganhou sobrevida no cargo.

E o treinador tem uma baixa importante: o zagueiro Rodrigo Caio segue fora por tratamento na coxa. Assim, o defensor não deve atuar antes da próxima semana. Diego Alves continua sendo dúvida. O goleiro desfalcou o time nas últimas sete rodadas e portanto não deve ter condições novamente.

Ceni, portanto, deve ter problemas para montagem da defesa. Assim, há possibilidade de Willian Arão atuar como zagueiro mais uma vez. Entretanto, há uma boa notícia para o técnico: quase todos os jogadores de linhas estão à disposição para a partida. Gustavo Henrique, Gabigol, João Gomes e João Lucas estão pendurados com dois cartões amarelos.

Em 15ª lugar, o Sport chega muito pressionado. E o técnico Jair Ventura terá o atacante Hernane Brocador à disposição. O jogador cumpriu isolamento social após contrair Covid. Entretanto, o volante Marcão terá que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Na última rodada, o time pernambucano venceu o Bahia; dentro de casa, por 2×0. Marcaram Thiago Neves e Iago Maidana. Contudo, a equipe ainda continua tentando se afastar do Z4.


Partilha
Yago Martins
Autor

Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...