Tabela do Hexa pode embalar esperança do Flamengo em 2023

06/11/2023, 19:16
Ronaldo Angelim, David Braz e Léo Moura comemora gol no jogo do título de 2009 contra o Grêmio; Time está em situação semelhante em 2023

O Flamengo chegou aos 53 pontos no Brasileirão após vencer o Fortaleza, está em sexto lugar e seis pontos atrás do Botafogo. Apesar de não estar em uma posição ideal para disputar o título na reta final, o Mengão se encontra em situação semelhante a de 2009, quando conseguiu recuperação histórica para conquistar a taça .

Na ocasião, o Flamengo somava apenas 51 pontos na 32ª rodada e ocupava a sexta posição. A distância para o líder do Brasileiro, o Palmeiras, eram os mesmos seis pontos. Assim, o Mengão precisou de campanha praticamente perfeita a partir da 33ª rodada para ser campeão.

Leia mais: Pedro comemora 101 gols pelo Flamengo e se declara: ‘Um sonho’

A equipe somou 16 pontos nas últimas 6 rodadas, com cinco vitórias e um empate. O Fla deixou de conquistar apenas dois pontos de 18 disputados e teve aproveitamento de 88% no período. Como resultado, entrou no G4 pela primeira vez justamente na 33ª rodada e assumiu a liderança 37ª.

O jogo do título na última rodada foi vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Maracanã, que garantiu 67 pontos e o troféu. Já o Palmeiras, que assim como Botafogo era apontado como grande favorito, terminou o torneio apenas na quarta colocação com 62 pontos.

Apesar de estar na 32ª rodada do Brasileirão de 2023, o Flamengo disputou apenas 31 jogos na edição. O jogo com Red Bull Bragantino, pela 29ª rodada, foi adiado e será disputado dia 23 de novembro. Portanto, restam ainda 21 pontos em disputa para o Rubro-Negro.

Vale destacar que o time de 2009 não teve nenhum confronto com times que estavam em melhores colocações nas últimas rodadas. Diferente da tabela da atual edição, que o Rubro-Negro ainda enfrenta Palmeiras (2º), Red Bull Bragantino (3º) e Atlético-MG (5º).

Em 2009, 33ª rodada marcou sequência do Flamengo e queda do líder

Após sequência invicta de 10 jogos no Brasileirão de 2009, o Flamengo sofreu derrota na 32ª rodada e ainda parecia distante do título. No entanto, o time conseguiu se recuperar para emplacar ótimas atuações. Com exceção ao empate com o Goiás, o Fla venceu, respectivamente, Santos, Atlético-MG, Náutico, Corinthians e Grêmio.

Dos seis jogos finais, o time jogou três como mandante e como visitante. Todos os jogos fora de casa terminaram com vitórias, o que foi fundamental para a conquista. Nesta temporada, o Mengão terá cinco jogos em casa nas últimas sete rodadas.

Já o Palmeiras teve grande queda no segundo turno do Brasileirão, que se tornou ainda pior nas última rodadas. Líder no início da 33ª rodada, o time paulista teve sequência de duas derrotas e dois empates para deixar o primeiro lugar. A má fase se transformou em crise, que não foi superada por vitória sobre o Atlético, no penúltimo jogo. No fim, derrota para o Botafogo na última rodada selou a campanha.

A situação também é similar a do Botafogo atualmente. Afinal, o time faz um segundo turno muito ruim e viu os rivais se aproximarem na tabela. Durante o primeiro turno, a vantagem chegou a ser de 13 pontos para o vice-líder.

Botafogo perde clássico para o Vasco e vê rivais se aproximarem

Nesta segunda-feira (6), o time do Botafogo deu seguimento ao péssimo momento na temporada. Em clássico com o Vasco, que briga contra o rebaixamento, a equipe sofreu derrota por 1 a 0. É a terceira derrota consecutiva, que transforma o apoio da torcida em cobranças, críticas e desconfiança.

Antes de enfrentar o rival, o Botafogo tinha um jogo a menos que Red Bull Bragantino, Flamengo e dois a menos em relação ao Palmeiras. Entretanto, perdeu sua primeira vantagem para os adversários enquanto a pressão aumenta a cada rodada.

A situação do Mengão segue a mesma, já que precisa tirar os seis pontos de vantagem. Por outro lado, o Red Bull Bragantino passa a depender apenas de si para ser campeão do Brasileirão 2023. Com 58 pontos e 31 jogos, o time paulista ainda vai enfrentar o Botafogo e pode terminar o jogo com um ponto de vantagem.

Além disso, Grêmio e Palmeiras também em sequências de vitórias e também pressionam o líder. O time paulista venceu os últimos seis jogos e está empatado, mas tem um jogo a menos. Já a equipe comandada por Renato Gaúcho tem 56 pontos e completa o G4.

Próximo desafio do Flamengo no Brasileirão

O Flamengo precisa de sequência de vitórias para alcançar a liderança do Brasileirão. O próximo compromisso pelo torneio será nesta quarta (8), contra o Palmeiras, no Maracanã.

O jogo marca um confronto direto pelas primeiras posições e é fundamental para a briga pelo título. Atualmente, o time paulista é o vice-líder e está empatado em número de pontos com o Botafogo. Dessa forma, o Fla precisa vencer para se aproximar dos líderes.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.