O Mengão conseguiu voltar ao topo da tabela do Brasileirão com um jogo a menos. Agora, a grande missão é se manter lá e não sair mais da liderança. O clube teve tropeços contra Cuiabá e Fortaleza, mas já soma três vitórias consecutivas e tenta manter a boa sequência. O Mundo Bola faz uma projeção do que pode acontecer nos próximos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro, quando a tabela do Flamengo aperta na competição com rivais mais difíceis.
x São Paulo – 1 ponto
Contra o São Paulo, se inicia uma sequência mais difícil. Até porque o Fla tem, no calendário, jogos dos mata-matas da Copa do Brasil e Libertadores. A equipe paulista está em sexto e batalha para entrar no bolo dos postulantes ao título. O jogo é complicado e é preciso ficar de olho.
➕Flamengo estima inaugurar estádio no aniversário de 134 anos
A partida acontece no Morumbi, onde o Fla costuma ter dificuldades. Mesmo campeão brasileiro, em 2020, o Mengo levantou a taça perdendo para o time rival em São Paulo. Um empate não seria um resultado ruim, principalmente se Tite mesclar o time pensando na Copa do Brasil.
x Palmeiras – 1 ponto
Flamengo x Palmeiras sempre é uma final. Os dois clubes se confrontam pelo protagonismo do país há anos. Mas o Mengo tem tido dificuldades, principalmente após a Libertadores 2021. Antes, o retrospecto era ainda mais favorável. A igualdade é o resultado mais frequente.
Com ambos os times duelando para fincar a bandeira topo da tabela, a expectativa é por um jogo truncado, estudado e difícil. É possível que apenas um erro crasso defina a vitória, e a probabilidade maior é de empate. O que vai acontecer nos jogos pela Copa do Brasil também pode impactar.
x Botafogo – 3 pontos
A partida no Engenhão, no dia 18/08, promete ser difícil. O Botafogo briga pelo título. É crucial conseguir uma vitória para brigar pelo título e evitar que os botafoguenses disparem. Apesar dos três pontos na frente do Mengão, a equipe de Tite ainda possui um jogo a menos e pode igualar a pontuação.
Mesmo com as dificuldades pelo bom momento botafoguense, o Flamengo também impõe complicações aos seus rivais e é difícil de ser batido. O histórico do Mais Querido é muito superior. O Botafogo venceu por 2 a 0 no primeiro turno, mas duas vitórias seguidas para os botafoguenses não acontecem desde 2015.
Nos últimos oito certames, o Flamengo venceu o rival em cinco oportunidades, perdendo apenas três. Um empate não acontece desde 2020. Dá para imaginar uma vitória, fechando uma trinca difícil de jogos na tabela do Flamengo pelo Brasileirão.
x Red Bull Bragantino – 3 pontos
O jogo contra o Red Bull Bragantino, no dia 25/8, às 20h (horário de Brasília), é no Maracanã. Os paulistas têm dificuldades de jogar fora, aparecendo apenas como 17º melhor visitante. Por isso, dá para esperar uma boa vitória do Mengão apesar do adversário sempre complicado.
Atrelado a isso, temos o respiro do fim de uma sequência tensa com os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores. A leveza do ambiente depende diretamente dessas classificações, e caso elas se aconteçam, a força da torcida deverá ser suficiente para levar o Flamengo os três pontos.
x Corinthians – 3 pontos
A boa fase deve continuar diante do Corinthians, que é só o 15º colocado e não faz bom Brasileirão. O clube paulista comas 19 pontos em 20 rodadas, perdendo nove jogos, empatando sete e vencendo apenas quatro vezes. Portanto, dá para pensar nos três pontos.
O Flamengo vive ótimo momento, e se conseguir as classificações na Libertadores e na Copa do Brasil, chega ainda mais embalado, ficando mais parto da vitória.
Tabela do Flamengo: projeção é de 51 pontos na 22ª rodada do Brasileirão
O Mengão pode engatar a boa sequência e torná-la real, como vem fazendo nos últimos jogos. Caso isso aconteça, significaria somar 11 pontos, chegando aos 51. A pontuação deve ser suficiente para se manter na liderança. Vale lembrar que o time ainda possui jogo atrasado contra o Internacional.
Para seguir na liderança, o Flamengo dependerá dos resultados de Palmeiras e o Botafogo.
Tabela completa com os jogos de todas as competições
- Flamengo x Palmeiras – 31/7 (Copa do Brasil)
- São Paulo x Flamengo – 3/8 (Brasileirão)
- Palmeiras x Flamengo – 7/8 (Copa do Brasil)
- Flamengo x Palmeiras – 11/8 (Brasileirão)
- Flamengo x Bolívar – 15/8 (Libertadores)
- Botafogo x Flamengo – 18/8 (Brasileirão)
- Bolívar x Flamengo – 22/8 (Libertadores)