Depois de uma boa sequência no Brasileirão, o Flamengo tropeçou fora de casa diante do Juventude, no complicado Alfredo Jaconi. A derrota foi por 2 a 1, mas o time de Tite continuou na liderança. No entanto, com os mesmos 24 pontos do Bahia, e precisa abrir distância para os concorrentes nas próximas rodadas. O Mundo Bola faz uma projeção do que pode acontecer nos próximo cinco jogos da tabela do Flamengo no Brasileirão: Cruzeiro, Atlético-MG, Cuiabá, Fortaleza e Internacional.
x Cruzeiro – 3 pontos
Contra Cruzeiro, no domingo (30), em casa, o Flamengo pega uma equipe que passa por reestruturação. O objetivo dos mineiros é a vaga na Libertadores, e promete gastar para isso. Dudu chegou a ser anunciado, mas atacante permanece no Palmeiras. Michael também está sendo ventilado.
➕ Flamengo vence de novo e tabu do Bahia no Maracanã pode chegar a 30 anos
Com a janela abrindo apenas em julho, Fla pega Cruzeiro ainda sem poder utilizar seus reforços. Além disso, os cruzeirenses também têm tido problemas com desfalques e perdeu um defensor por suspensão.
Ainda assim, o clube é quinto colocado, com 20 pontos e um jogo a menos. Apesar da campanha não ser ruim, o empate por 0 a 0 com o Vasco, que sofreu goleada de 6 a 1 do Mengão, mostra um nível ruim da equipe.
Fora de casa, os mineiros têm problemas, o que conta ponto a favor do Flamengo. A projeção é de três pontos no Maraca. Até porque nos últimos sete encontros entre os dois clubes, o time de Belo Horizonte perdeu seis e empatou um.
x Atlético-MG – 3 pontos
O Atlético-MG vive o inverso. O time tem problemas para jogar em casa. A equipe chegou a sofrer 4 a 0 do Palmeiras. O Flamengo também tem chances de vencer em BH se mantiver o mental forte e não tiver mais desfalques. Além disso, Erick Pulgar pode retornar caso o Chile caia cedo na Copa América.
O clube empatou recebendo o Bahia, e também com o Criciúma. A única vitória dentro de casa, no Brasileirão, foi contra o rival Cruzeiro, por 3 a 0.
A fase não é boa, e com a evolução mental e a união do Flamengo em meio às adversidades, o clube pode aproveitar. Até porque o psicológico é um problema do Atlético, enquanto um ponto alto da equipe flamenguista.
O Atlético-MG teve jogadores expulsos nos últimos jogos. Foram dois vermelhos contra o Palmeiras e outro contra o Red Bull Bragantino. O clube já havia tido também expulsões contra Corinthians e Cuiabá. O Mengão tem tudo para vencer mais um jogo.
x Cuiabá – 3 pontos
Perder para o Cuiabá é improvável. Os clubes se enfrentaram seis vezes, com quatro vitórias do Mais Querido e apenas uma do adversário. Apenas um empate aconteceu, e a chance de vitória é alta.
A vez que o Cuiabá conseguiu vencer o Fla aconteceu jogando dentro de seus domínios. Desta vez, o Flamengo recebe o adversário no Maracanã e conta com o apoio da torcida para seguir liderando.
O Cuiabá, no Brasileirão, também não é primoroso. São dez pontos em dez jogos. O time venceu apenas três, empatando uma e perdendo outras seis. O Flamengo deve conseguir vencer sem dificuldades.
x Fortaleza – 3 pontos
A final da Copa América é no dia 14 de julho, e o que vai acontecer contra o Fortaleza pode passar pelo retorno dos craques que desfalcam o Fla. O jogo acontece no dia 10 de julho. São quatro dias antes da decisão. Se o Uruguai cair e não estiver na final, o Flamengo deve ter Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela retornando.
Na estreia do Uruguai na Copa América, Viña chegou a marcar gol de cabeça com assistência de De la Cruz.
Mesmo que ainda não tenha esses jogadores, o Mengo provavelmente jogaria com esses desfalques só por mais essa partida. O clube deve receber os jogadores para a partida seguinte, quando a Copa América terá terminado. Mesmo desfalcado, o time vai bem sem seus principais jogadores e pode vencer.
O jogo acontece em casa, e a torcida vai empurrar o Flamengo para mais três pontos. A projeção é de mais uma vitória, já que o Fortaleza é 10º colocado e oscila na temporada. O favoritismo é flamenguista, e dá para pensar em uma vitória.
x Internacional – 1 ponto
O jogo da 17ª rodada pode ser complicado. O clube gaúcho joga em casa, e por isso, o Flamengo terá um grande teste. A equipe acabou de perder no Rio Grande do Sul, onde tem dificuldades de jogar contra o Juventude. Contra o Internacional, a situação tende a ser mais complicada.
O Inter está na parte de cima da tabela mesmo com todas as complicações pela tragédia no Sul e com dois jogos a menos. São 17 pontos, com dois jogos a menos. Apesar da oitava posição, o time pode somar mais seis pontos, o que colocaria a equipe em terceiro lugar nesse momento, com 23 pontos, assim como Palmeiras e Botafogo.
Com dificuldades, o Flamengo pode arrancar um ponto fora de casa, o que não seria um resultado ruim. Mas é preciso fazer valer, tornando as vitórias projetadas anteriormente realidade.
Projeção é de 37 pontos para o Flamengo na 17ª rodada do Brasileirão
Se o Rubro-Negro realmente conseguir essa boa sequência, soma 37 pontos em 17 jogos no Brasileirão. O Flamengo, agora, tem 24, o que significaria somar mais 13.
Isso provavelmente indicaria que o Mais Querido conseguiu se distanciar, se isolando na tabela do Brasileirão, que é o grande objetivo. Por ora, o time está empatado com o Bahia, com os mesmos 24 pontos.