O Flamengo recuperou a liderança do Brasileirão de forma heroica, fazendo o gol da vitória, marcado por David Luiz, no fim do jogo contra o Bahia. Com o tropeço do Botafogo, o Mengão reassumiu a ponta da tabela. Mas agora, a grande missão é se manter e começar a criar gordura na pontuação. Pensando nisso, o MRN faz uma projeção do que pode acontecer nos cinco próximos jogos: Fluminense, Juventude, Cruzeiro, Atlético-MG e Cuiabá.
Clássico contra o Fluminense – 3 pontos
O momento é totalmente do Flamengo, com as duas equipes em extremos opostos. Enquanto o Mais Querido está na ponta de cima, os rivais estão na ponta que ninguém quer estar. É um jogo entre o primeiro e o último colocado, e a grande crise do Fluminense, que se arrasta na temporada, junto ao fortalecimento mental do grupo rubro-negro durante os últimos jogos desfalcado, podem fazer a diferença.
➕ Flamengo vence de novo e tabu do Bahia no Maracanã pode chegar a 30 anos
Os sete últimos jogos também contam ponto para o Mengão. Quando ainda existia equilíbrio entre as equipes, o Mengão já vencia três jogos e empatava quatro em sete partidas. Estando por cima, a tendência é que a freguesia rival perdure.
No Carioca, o foram três encontros, empatando o último. No entanto, o Mais Querido já havia construído vantagem de 2 a 0 na ida. O 0 a 0 do jogo de volta foi de boa administração.
Assim como iniciou a fritura de Álvaro Pacheco no Vasco, o Flamengo pode complicar Fernando Diniz. O treinador rival está pressionado no cargo e os torcedores pedem até sua demissão. Por isso, uma queda pode acontecer caso o time perca o clássico para o Fla.
x Juventude – 1 ponto
O Flamengo até é favorito, mas o jogo do dia 26 é no Alfredo Jaconi. As dificuldades são frequentes no estádio, até com chuva e neblina sendo rivais. Em 2023, o Juventude estava na segunda divisão, mas no ano retrasado, os times empataram por 2 a 2. Em 2021, o Fla perdeu por 1 a 0 fora de casa. Foi em 1997 que o clube conseguiu um resultado positivo por lá.
Antes desses jogos, o último encontro no Sul aconteceu em 2006. O Mais Querido também perdeu por 1 a 0. No geral, são dez vitórias, sete empates e dez derrotas, segundo OGol. É equilibrado, e os sulistas ainda fazem boa campanha.
Isso porque o Juventude tenta ficar na Série A. A campanha é surpreendente. O time está em 11º lugar, com 13 pontos. O Alfredo Jaconi é um diferencial. O Juventude ainda não perdeu no estádio.
x Cruzeiro – 3 pontos
Ccontra o Cruzeiro, no dia 30 de junho, em casa, o Flamengo pega uma equipe quepassa por reestruturação. O objetivo dos cruzeirenses é a vaga na Libertadores, e promete gastar para isso. Dudu chegou a ser anunciado, mas o atacante fica no Palmeiras.
Com a janela abrindo apenas em julho, Flamengo pega o Cruzeiro ainda sem reforços. Além disso, os cruzeirenses também têm tido problemas com desfalques.
Ainda assim, o clube é sexto. Apesar da campanha não ser ruim, o empate por 0 a 0 com o Vasco, que sofreu goleada de 6 a 1 do Mengão, mostra um baixo nível.
Os mineiros têm problemas fora de casa, o que conta ponto a favor do Fla. A projeção é de três pontos do Flamengo no Maraca. Até porque nos últimos sete encontros, o time de Belo Horizonte perdeu seis e empatou um.
x Atlético-MG – 3 pontos
O Atlético-MG já vive o contrário. O time tem problemas para jogar em casa. A equipe chegou a levar goleada de 4 a 0 do Palmeiras. O Flamengo também pode vencer em Belo Horizonte.
Além disso, o clube empatou recebendo o Bahia antes, e também com o Criciúma. A única vitória em seus em casa, no Brasileirão foi contra o próprio Cruzeiro, por 3 a 0. Fora, o time venceu dois jogos e empatou dois.
A fase não é boa, e com a evolução mental e a união do Flamengo, o clube pode aproveitar. Até porque o aspecto psicológico é um problema do Atlético.
O Atlético-MG teve jogadores expulsos nos últimos dois jogos. Foram dois vermelhos contra o Palmeiras e outro contra o Bragantino. Antes, o clube já havia tido expulsões contra Cuiabá e Corinthians. É fácil pensar no Flamengo vencendo mais uma.
Flamengo x Cuiabá – 3 pontos
Uma vitória do Cuiabá seria um ponto muito fora da curva. Na história, são seis jogos, com quatro vitórias do Flamengo e apenas uma do adversário. Apenas um empate aconteceu, e a probabilidade de vitória é alta.
Além disso, vale ressaltar que a única vitória do Cuiabá aconteceu jogando em casa. Não é o caso desta vez, já que o Flamengo manda o jogo no Maracanã e conta com o apoio da Nação para conseguir se isolar ainda mais na liderança.
A campanha do Cuiabá no Brasileirão também não é primorosa. São dez pontos em dez partidas. O time venceu apenas três partidas, empatou uma e perdeu seis. O Flamengo deve conseguir vencer sem sustos.
Projeção é de 34 pontos na 15ª rodada
Caso o Flamengo realmente consiga tornar essa boa sequência real, somaria 34 pontos em 15 jogos no Brasileirão. O Flamengo, agora, tem 21, o que significaria somar mais 13 pontos até lá.
É provável que com essa pontuação na rodada indicada, o Flamengo consiga se distancia e se isolar cada vez mais na tabela, que é o grande objetivo no momento. Por enquanto, o time tem apenas um ponto de vantagem sobre Botafogo e Palmeiras.