A segunda passagem de Sampaoli, atual treinador do Flamengo, pelo Sevilla, não parece deixar o mínimo de saudades. Além de não ter emplacado bons desempenhos e resultados, o técnico argentino, a exemplo do que acontece no Rubro-Negro, parece não ter criado laços com os atletas. O exemplo da vez é o meia Suso, que detonou o campeão da américa em 2015.
Nesse sentido, o atleta do Sevilla concedeu uma entrevista ao “El Pelotazo”, da Rádio Canal Sur, e foi indagado sobre o melhor e pior treinador com quem trabalhou. Não titubeou em nenhum dos questionamentos. Dessa forma, ressaltou sua relação com Luis Enrique, hoje no PSG, e esculachou Jorge Sampaoli.
Leia também: Ganso diz que só preparador físico de Sampaoli falava com ele no Sevilla
“O pior treinador que tive foi Sampaoli”, disparou Suso. Além disso, revelou uma história vivida com Mochi, diretor esportivo do Sevilla, que buscava negociar o atleta, que pouco jogava com o atual treinador do Flamengo.
“Em dezembro (de 2022) falei com Mochi e ele me disse: ‘Suso, o que fazemos?’ Eu tinha acabado de voltar de uma lesão no tornozelo. O fácil era eu ir para outro time e tentar ganhar ritmo e somar partidas. Mas disse a ele que eu ia durar mais que Sampaoli (no Sevilla) e acabaria jogando. Era um momento feio, embora eu tivesse certeza de que quando voltasse a jogar, iria ajudar. Não pensei em ir embora”, contou o jogador.
Por fim, Sampaoli acabou sendo demitido em março de 2023, após derrota para o Getafe, pelo Campeonato Espanhol. Em seguida, José Luis Mendilibar assumiu a equipe e levou o Sevilla ao título da Liga Europa, batendo a Roma no pênaltis. Naquele jogo, Suso saiu do banco e teve atuação elogiada.
“Sampaoli tinha conceitos muito bons, mas naquele momento talvez não fosse o mais indicado. Se esses esquemas dessem certo, ninguém ia falar nada. Mas naquele momento não era o mais certo e não foi nada bem. Com a chegada de Mendilibar, o time dá um clique. Saiu perfeito”, disse Suso na mesma entrevista.
Suso não foi o primeiro atleta do Sevilla a criticar o trabalho de Jorge Sampaoli
Assim como Suso, outros jogadores do Sevilla criticaram a abordagem usada por Sampaoli. Um dos exemplos foi o atacante Rafa Mir, que afirmou que as atitudes do treinador deixavam os atletas incomodados: “(Sampaoli era) um treinador com um estilo muito particular. Ele dava um papel para ver onde você jogava. Fazia coisas que incomodavam um jogador de futebol”, afirmou à mídia espanhola em abril.
No Flamengo, Sampaoli vive momentos turbulentos. Do mesmo modo que aconteceu no Sevilla, o treinador argentino não consegue bons desempenhos e resultados, e também mantém uma relação fria e distante com os atletas. Além disso, ele centraliza todas as decisões e só comunica aos jogadores.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...