Super Mundial: regra desobriga times de ceder atletas às seleções
A Fifa fez regras para obrigar os times a utilizarem seus principais jogadores no Super Mundial de Clubes de 2025. Visando assegurar o cumprimento dessa exigência, a entidade vai liberar o Flamengo e todos os clubes participantes da obrigação de ceder jogadores para suas seleções durante o período do torneio.
O Conselho da Fifa aprovou o regulamento do Mundial, e o documento foi enviado para clubes e federações. A divulgação para o público deve acontecer em breve. No artigo 22.5, a entidade trata sobre a não necessidade de liberar atletas convocados, uma forma de cumprir o artigo 4.2, que fala sobre a obrigação de escalar os times mais fortes.
➕ Mundial 2025: torcedores já podem declarar interesse nos ingressos
Está prevista a realização de uma Copa Ouro, da Concacaf, durante o período do Super Mundial de Clubes: 15 de junho a 13 de julho de 2025. Mas a Data Fifa anterior ao torneio, dos dias 1º a 10 de junho, segue valendo para o Flamengo e outros clubes. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do ‘UOL’.
Toda a preocupação da Fifa para garantir os melhores times possíveis no torneio vem da reclamação constante dos europeus. Técnicos, jogadores, dirigentes, mandatários de ligas e até o sindicato dos atletas (Fifpro) fizeram críticas à adição de mais uma grande competição no calendário.
Além disso, a entidade não incluiu o valor de premiação no regulamento e afirma que vai comunicar aos clubes depois. O Super Mundial será sediado nos Estados Unidos e contará com 32 clubes. O formado será o mesmo de uma Copa do Mundo, com grupos e mata-mata.
Fifa cria janela extra para o Super Mundial
Além de não liberarem os convocados, os times também terão um curto período extra para contratações antes do Mundial de 2025. Isso porque a Fifa instituiu uma janela de transferências de 1º a 10 de junho no próximo ano, mesmo período da Data Fifa. Assim, entende que dá a oportunidade dos times ficarem ainda mais fortes antes do torneio.
Cada equipe poderá inscrever até 35 jogadores e o mínimo é 26. O período de contratações permite, por exemplo, que clubes emprestem seus atletas para disputar a competição e se aproveitem da valorização em caso de bom desempenho.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.