'Super Mundial' que Flamengo estava garantido, sofre alteração em data e deixa participação do clube indefinida
Por conta da pandemia, Fifa resolveu adiar o Mundial da China para 2022. Flamengo estaria garantido se competição fosse em 2021
O novo ‘Super Mundial de Clubes’ da Fifa, que será realizado na China, sofreu uma alteração em sua data. A competição que seria realizada em 2021, foi adiada para julho de 2022, por conta da pandemia do coronavírus. A informação é do jornal espanhol As.
A alegação é de que uma competição internacional em um curto período de tempo, poderia causar novas pandemias pelo vírus. Este novo Mundial irá substituir no calendário da entidade máxima do futebol, a Copa das Confederações, que é disputada por seleções, de quatro em quatro anos.
A nova competição terá 24 clubes: oito da Europa, seis da América do Sul e as demais divididas entre os demais continentes. A Fifa deixou para cada confederação continental definir os critérios de classificação ao Mundial.
Na ideia inicial da Conmebol, com a competição sendo disputada em 2021, seus seis representantes seriam definidos da seguinte forma: os campeões das Libertadores de 2019 e 2020, os vencedores das Copas Sul-Americana de 2019 e 2020 e outros dois classificados pela recriação da Supercopa dos Campeões da Libertadores. Porém, a Fifa não tem interesse em receber os campeões da Sul-Americana, e com o adiamento do torneio, um acordo está longe de ser definido.
Vaga do Flamengo ameaçada
A Conmebol ainda não se manifestou se o Flamengo, campeão da Libertadores da temporada passada, e que estava garantido no torneio que seria realizado em 2021, continuará com a vaga do Mundial em 2022.
Caso a confederação sul-americana de futebol acate o pedido da Fifa, excluindo os campeões da Sul-Americana, o rubro-negro pode participar pelo título de 2019, porém uma definição sobre os critérios de classificação só deve ocorrer nos próximos meses.
Créditos de imagem destacada: Divulgação/Flamengo
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...