Europa define todos os times que vão jogar Super Mundial de 2025
A Europa definiu nesta quarta-feira (17) o último clube classificado para o Super Mundial de 2025, ou Copa de Mundo de Clubes da Fifa. A última vaga foi conquistada via ranking pelo Red Bull Salzburg, da Áustria, após a eliminação do Arsenal pelo Bayern de Munique nas quartas de final da Champions League.
O time inglês precisava ser campeão da Champions para se classificar, já que a Uefa determinou como critério o máximo de dois classificados por país, a não ser que mais que esse número ganhasse a Champions. O Chelsea, campeão de 2021, e o Manchester City, vencedor do ano passado, já estavam garantidos.
➕Inter Miami é eliminado e Flamengo não enfrenta Messi no Mundial
Na terça-feira, o Atlético de Madrid havia garantido a segunda vaga da Espanha mesmo com a eliminação para o Borussia Dortmund por ter mais pontos no ranking que o Barcelona, que foi eliminado no mesmo dia pelo Paris Saint Germain. O Real Madrid, campeão da Champions em 2022, ocupa a outra vaga espanhola.
As vagas restantes, todas preenchidas pelo ranking são de Bayern de Munique e Borussia Dortmund (Alemanha); Inter de Milão e Juventus (Itália); Porto e Benfica (Portugal) e Paris Saint-Germain (França). Como apenas times já classificados seguem na disputa desta Champions, a classificação não mudará independente do campeão.
O Flamengo vai enfrentar ao menos um dos 12 clubes europeus na fase de grupos do Super Mundial, e possivelmente até dois. A Conmebol reivindicou que os campeões da Libertadores sejam cabeças de chave e não possam enfrentar os campeões da Champions League na primeira fase.
O Super Mundial acontece entre junho e julho do ano que vem nos EUA e deve pagar até 50 milhões de euros a cada participante.