Super Mundial: Boto imagina europeus usando torneio 'como o Carioca'

Em entrevista ao MengoCast, conduzido pelo apresentador João Guilherme, o diretor de futebol José Boto respondeu sobre a valorização do Mundial para os europeus, em comparação com os clubes sul-americanos.
➕Boto diz que Lorran não está preparado, mas revela planos do Flamengo
Boto começou a sua opinião baseada nas edições passadas, que eram feitas em um formato diferente. O diretor de futebol afirmou que com base no antigo formato, o sul-americano valorizava muito mais, ressaltando que os clubes europeus não davam tanta importância.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Em seguida, ele disse acreditar que a mudança de formato para o Super Mundial irá atrair mais os europeus. "Este Super Mundial é algo diferente, é algo que vai atrair muito mais a atenção dos europeus do que o antigo formato", comentou Boto.
Outro ponto a ser levantado foi a diferença no calendário dos clubes. Já que o torneio acontece em uma época em que os sul-americanos estarão no meio da temporada, enquanto os europeus estarão no final, próximo à época de férias.
O diretor de futebol do Flamengo comentou sobre a dificuldade de comandar um time europeu durante esse período, já que o foco no Mundial pode acarretar problemas ao longo da temporada.
"Eu não gostaria de estar na pele do diretor de um clube europeu neste momento e ter que tomar decisões sobre como é que vamos encarar o Mundial. Porque há duas formas de encarar: uma mais competitiva retirando férias aos jogadores, mantendo-os em atividade para não perderem a forma. Só que isso depois vai ter consequência na próxima temporada", disse José Boto.
Por esse motivo, Boto acredita que os grandes clubes irão aproveitar a competição como uma espécie de pré-temporada (a segunda forma de encará-la), para que não se prejudiquem no restante da temporada, fazendo com que o torneio dê uma equilibrada.
"A percepção que eu tenho, a informação que eu tenho é que a maior parte dos clubes vai encarar o Mundial como nós encaramos o Carioca. É, como uma pré-temporada. Para não prejudicarem o restante da temporada."
"Eu tenho a certeza absoluta que nenhuma equipe daquelas de top vai impactar a sua temporada por conta do Super Mundial. E isso vai dar uma equilibrada", disse o dirigente português.
Objetivos do Flamengo no Super Mundial
O diretor de futebol do Mais Querido também comentou sobre as ambições do Flamengo em relação ao título da competição, relatando a importância que o torneio tem na América do Sul.
"Um clube como o Flamengo com a tradição que tem, com a história que tem, com a torcida que tem, mantendo sempre os pés no chão, porque isso é mais importante, entra em qualquer competição para ganhar, para competir."
"Vai sair da pele, vai sair de muito trabalho, de muita humildade e de muita ambição. Isso os flamenguistas podem ter a certeza que estes jogadores vão dar isso tudo em qualquer uma das competições que vão entrar", afirmou.
Boto também comentou sobre a importância do torneio para comparar o estágio de evolução do Flamengo em relação aos clubes europeus. Um fator interessante, já que anteriormente José Boto havia comentado que o Flamengo é superior a 70% dos times da Premier League.
"Super Mundial, como é óbvio, com a importância que é dada aqui na América do Sul. Com o fato de podermos competir e ver qual é o nosso estágio em relação, o nosso estágio de evolução em relação aos grandes clubes europeus", ressaltou Boto.