Súmula não cita caso de racismo em Athletico-PR x Flamengo

08/05/2023, 13:08
Atualizado: 01/11/2023
Raphael Claus apita Athletico-PR x Flamengo

Os casos de racismo não são novidade no futebol e nem na sociedade. Torcedores do Flamengo sofreram desse mal pelo segundo jogo consecutivo. Isso porque o primeiro foi contra o Racing, na Argentina e agora contra o Athletico. Mas o final é sempre igual: impunidade para os agressores. Mesmo com imagens, os racistas não são identificados e nada acontece, nem mesmo com os clubes.

Assim, a punição não acontece muito por conta da vista grossa que é feita pelas entidades. Desde a Espanha, da La Liga para com Vinícius Júnior, até o silêncio da CBF. Mas isso começa pelo básico: a súmula da partida. A entidade divulgou as anotações do árbitro Raphael Claus e seus assistentes: Surpreendentemente, nas observações de ocorrência, consta: ‘Nada houve de anormal’.

Leia Mais: Torcedor do Flamengo vítima de racismo revela intimidação de policiais

A CBF comunicou antes do início do Brasileirão que não haveria tolerância para casos de racismo. Assim, os clubes poderiam perder pontos na tabela por conta disso. No entanto, não é o que acontece na prática. Por enquanto, não há nenhuma manifestação sobre o ocorrido na Arena da Baixada e o Athletico segue sem avisos ou punições.

“Racismo será punido com pena esportiva no futebol brasileiro: clubes poderão perder pontos em casos de atos discriminatórios cometidos por torcedores nos estádios neste ano”, diz comunicado da assessoria de imprensa da CBF datado do dia 14 de fevereiro.

O caso de racismo na Arena da Baixada

Um torcedor do Flamengo flagrou o momento exato em que um paranaenses faz gestos imitando um macaco em direção ao setor visitante, onde estava a Nação Rubro-Negra. Assim, o momento repercutiu nas redes sociais e os grandes veículos não deixaram de publicar a situação deplorável que se encontra a mente do athleticano. Mas mesmo com a repercussão, nada foi feito até então.

Além disso, vale lembrar que o jogo aconteceu no último domingo (7). Apesar da demora e da falta do ocorrido na súmula, é possível que a CBF ainda tome providências. ‘Antes tarde do que nunca’, diz o ditado.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Compartilhe