Súmula de Flamengo x Botafogo relata xingamentos em expulsões e objetos atirados
Com time reserva, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília, no último sábado. Assim, nesta segunda-feira, a Ferj divulgou a súmula do clássico. O árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano relatou os acontecimentos, incluindo as expulsões, objetos arremessados em campo e invasões no pós-jogo.
Na expulsão do Tiquinho Soares, do Alvinegro, o juiz informou que o atacante reclamou da decisão e o xingou: “Foi falta p****, só você não viu p****. Você está de sacanagem! Vai tomar no c*, seu merda do c******. Além disso, colocou na súmula a cabeçada que sofreu do atleta.
Leia mais: Com ou sem mudanças? Vitor Pereira esboça time titular para Recopa
O árbitro, posteriormente, também relatou a expulsão direta do Marçal. Deste modo, disse ter dado o cartão vermelho pelos xingamentos feito do lateral do Botafogo a ele, com as seguintes palavras: “Vai tomar no seu c*. Você é vagabundo, vai tomar no seu c*”.
Objetos arremessados
Na reta final do clássico, após desentendimento entre jogadores de Flamengo e Botafogo, a torcida alvinegra, que estava presente atrás dos bancos de reservas, começaram a atirar objetos em direção aos jogadores rubro-negros. Garrafas de água, copos e até chinelo foram arremessados.
Devido a isso, o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano relatou na súmula o acontecimento: “Aos 89 minutos de jogo, foram arremessadas diversas garrafas de água para dentro do campo de jogo, vindas da torcida do Botafogo. Cabe ressaltar que também foram arremessadas na direção dos atletas e comissão técnica do Flamengo.”
Depois do apito final, a arbitragem também sofreu com objetos atirados para deixar o campo no túnel dos vestiários: “Ao término do jogo, arremessaram garrafas de água na direção da equipe de arbitragem, vindas da torcida do Botafogo.”
Invasões em campo
Além dos xingamentos nas expulsões e objetos atirados, houve invasões em campo antes e após o final da partida. O juiz do jogo relatou três pessoas que entraram no gramado, mas disse que apresentaram apenas dois boletins, até o momento de fechamento da súmula. O árbitro, aliás, não descreveu de qual time eram os torcedores invasores.
Por fim, estas ocasiões devem ocasionar em multas e punições apenas para o Botafogo, já que o Flamengo não era mandante e os flamenguistas não foram os autores dos relatos.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!