Sul-Americana: os rivais do Flamengo caso saia da Libertadores

25/05/2023, 10:47
Gabigol Flamengo

O Flamengo está em uma situação de alerta na Copa Conmebol Libertadores. Até agora, no grupo A, o Mengo tem cinco pontos e é o segundo colocado. Em primeiro está o Racing, da Argentina, que já disparou com 10. Ñublense é o terceiro com quatro e o lanterna é o Aucas, do Equador, com três. Ou seja, caso vença os dois próximos jogos no Maracanã, o Fla consegue garantir pelo menos o segundo lugar. Entretanto, ainda pode se complicar.

Em um cenário que aponte para um empate contra o Racing no Maracanã e vitória do Ñublense, diante do Aucas, o Flamengo chega a seis pontos contra sete do time chileno. Sendo assim, na última rodada, teria que vencer o Aucas no Rio e torcer para que o Racing (já classificado) tire ponto do Ñublense. Se isto não acontecer, o Fla seria terceiro lugar, cairia na Libertadores e se ‘classificaria’ para a Sul-Americana.

Leia também: Próximos jogos do Flamengo: Cruzeiro, Fluminense e Vasco; saiba mais

Os possíveis adversários do Flamengo na Copa Sul-Americana; confira abaixo os grupos

A: LDU, Botafogo, Magallanes e Univ. César Vallejo

B: Huracán, Danubio, Emelec, Guaraní-PAR

C: Red Bull Bragantino, Estudiantes, Tacuary e Oriente Petrolero

D: São Paulo, Tigre, Tolima e Puerto Cabello

E: Newell’s Old Boys, Audax Italiano, Santos e Blooming

F: Millonarios, Defensa y Justicia, América-MG e Peñarol

G: Goiás, Universitario, Santa Fe e Gimnasia La Plata

H: Fortaleza, San Lorenzo, Palestino e Estudiantes de Mérida

Na última vez que disputou torneio, Fla foi vice

O ano era 2017. Na ocasião, o Rubro-Negro ficou em terceiro em seu grupo na Libertadores e acabou caindo para a Sul-Americana. Dessa forma, o Flamengo tinha a chance de tentar ‘salvar’ o ano com um título continental e fez uma boa campanha. Nas oitavas, o Mais Querido eliminou a Chapecoense.

Já nas quartas, em confronto equilibrado contra o Fluminense, vitória por 1 a 0 na ida e empate em 3 a 3 na volta. Ou seja, vaga na semi garantida contra o Junior Barranquilla. Diante dos colombianos, dois resultados positivos: 2 a 1 no Rio e 2 a 0 na Colômbia. Entretanto, na grande final em dois jogos, derrota na ida por 2 a 1 para o Independiente da Argentina e empate no Maracanã em 1 a 1. Sendo assim, Flamengo vice campeão da Copa Sul-Americana.


Yago Martins
Autor

Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...