Sucessivas trocas no comando levam Flamengo Sub-20 a vexame na Copa do Brasil

24/10/2024, 09:09
Mario Jorge e Filipe Luís fazem gesto parecido, apontando e indicando jogada do Flamengo

O time Sub-20 do Flamengo caiu na Copa do Brasil para o Goiás na última quarta-feira (23). O resultado é fruto da troca de técnicos, sobretudo em 2024. A equipe já era no terceiro técnico, após trabalhar com Mário Jorge e Filipe Luís. A temporada não foi ruim, tanto que o time foi campeão da Libertadores e até do Mundial, fazendo história na categoria. Mas desde a vitória sobre o Olympiacos, as dificuldades são frequentes.

Isso porque Filipe Luís deixou a categoria para comandar a equipe profissional do Flamengo. O clube contratou Cléber dos Santos para sua vaga. Cléber já treinou a base rubro-negra antes, mas o início do trabalho é bem complicado e as vitórias não estão acontecendo.

Filipe Luís e comissão participam de churrasco com elenco do Flamengo no Ninho

O Rubro-Negro perdeu a final do Carioca Sub-20 para o Vasco, o que é incomum. Os rivais venceram por 2 a 1 e 1 a 0, em jogos de ida e volta. Na Copa do Brasil, o fracasso veio logo após as duas derrotas para o Vasco. O Goiás venceu a ida por 4 a 2, jogando em casa. Na volta, os Garotos do Ninho não conseguiram reverter, empatando por 1 a 1.

Desde que conquistou o Mundial, o Flamengo jogou 11 vezes, perdendo cinco partidas, vencendo quatro e empatando duas. A sequência não é boa para o que se espera da base do clube e é bem diferente do que vinha acontecendo com Filipe Luís no comando.

As trocas no Flamengo Sub-20

O técnico Mário Jorge conquistou a Libertadores e deixou o clube em junho, quando aceitou uma oferta da Seleção da Arábia Saudita. O treinador comanda a equipe Sub-17 e viu na proposta valores irrecusáveis.

Filipe Luís comandava o Sub-17, seu primeiro trabalho. O treinador se destacou e a saída de Mário Jorge fez com que o ex-jogador subisse para a categoria Sub-20. Em poucos jogos, também teve sucesso, culminando no Intercontinental com o Maracanã lotado.

Tite foi demitido após a pressão da torcida e Filipe Luís subiu mais uma vez, agora para a equipe profissional, deixando o Sub-20 sem técnico mais uma vez. Agora, a chegada de Cléber dos Santos resulta na oscilação da equipe, que não consegue manter o mesmo nível.

Garotos do Ninho jamais venceram a Copa do Brasil Sub-20

A competição é recente, começando a ser disputada em 2017. Desde então, o clube nunca conseguiu levantar a taça na categoria. Na primeira edição, a equipe até chegou na final, mas ficou com o vice-campeonato, assim como em 2022.

Atual campeão do Brasileirão Sub-20, o time também foi eliminado precocemente na competição, caindo nas quartas de final.


Partilha