Substitutos de Bebeto e Renato Augusto no Fla deixaram traumas que De La Cruz terá que superar

29/12/2023, 09:08
De La Cruz com a camisa do Flamengo; jogador é apenas o terceiro na história que sai do River Plate direto para o Mengão

O Flamengo movimentou o mercado de transferências sul-americano ao tirar o meia Nicolás de la Cruz do River Plate. Apontado como um dos melhores jogadores da América do Sul, ele é apenas o terceiro atleta na história que sai do River diretamente para o Mengão e tentará superar o desempenho de seus antecessores.

A lista de atletas que vestiram a camisa dos dois clubes tem sete nomes, mas apenas dois que fizeram o mesmo caminho de De La Cruz: Claudio Borghi e Rubens Sambueza. Ambos chegaram ao clube sob muita expectativa para substituírem grandes nomes da equipe, mas fizeram passagens muito ruins e permaneceram por pouco tempo no clube.

Leia mais: Betis aguarda oferta da Europa por Luiz Henrique, alvo do Fla

Claudio Borghi foi o primeiro a trocar River por Flamengo, em 1989. Campeão da Copa do Mundo de 86 com a Argentina, ele chegou com status de craque e apontado como substituto ideal de Bebeto, bicampeão brasileiro pelo Fla. Entretanto, protagonizou uma das passagens mais decepcionantes da época, com seis jogos e nenhum gol. Foram apenas dois meses com o Manto entre setembro e novembro de 89.

O Flamengo ficou 19 anos sem contratar jogar do River Plate, até ir buscar Rubens Sambueza em 2008. O meia revelado pelo clube argentino foi contratado para o lugar de Renato Augusto, cria da base e vendido para Europa. Ele se tornou uma espécie de xodó da torcida antes da estreia, mas o cenário mudou rapidamente. Sambueza entrou em campo apenas sete vezes em cinco meses e não marcou gols. Após o fim da temporada, decidiu voltar ao River.

Nicolás de la Cruz também chega ao Flamengo com muitas expectativas, mas em momento muito diferente da carreira. Enquanto Borghi tentava recuperar o bom futebol, e Sambueza se provar fora da Argentina, o meia uruguaio é um dos melhores jogadores do continente há ao menos três temporadas.

Aos 27 anos, De La Cruz passou sete temporadas no River Plate e deixa o clube como grande ídolo. Ele conquistou oito títulos no período, média superior a um por ano. São eles: Campeonato Argentino (2021 e 2023) , Copas da Argentina (2017 e 2019), Libertadores (2018), Recopa Sul-Americana, Supercopa Argentina (2017 e 2019) e Troféu dos Campeões (2021 e 2023).

Zico fala sobre De La Cruz: ‘Sabe o que é Flamengo’

Maior ídolo do Flamengo, Zico aprovou a chegada De La Cruz e destacou que o atleta entende o tamanho do clube. O Galinho destacou entrevista recente do meio-campista, que fala estar indo jogar em um clube gigante, e rasgou elogios ao novo reforço rubro-negro após o Jogo das Estrelas.

“Ele sabe o que representa. Em entrevista que vi dele, ele sabe o que é o Flamengo. Joga o futebol que fez o Flamengo ir atrás dele, né?! Com certeza outros grandes clubes devem ter ido atrás também. Então, que jogue o futebol dele, o que o torcedor quer ver é isso. Não adianta ficar preocupado com o que fez no River, tem que jogar aqui. Qualidade, talento e capacidade ele tem. Sempre se dedicou e honrou a camisa que está vestindo”, disse.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.