STJD pode prejudicar Flamengo e beneficiar Palmeiras e Atlético

O Flamengo pode ser claramente prejudicado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Antes de ser derrotado pelo Atlético-MG no Maracanã, o Rubro-Negro viu, segundo o jornal O Globo, o Palmeiras se movimentar na CBF para que o atacante atleticano Hulk enfrentasse o Mengão no Rio de Janeiro. O atleta teve sua infração adiada para depois do Brasileirão.
Na 32ª rodada do Brasileirão, Hulk reclamou de uma falta marcada pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, de Pernambuco, no fim da partida contra o América-MG. O atacante disparou palavrões, fez sinal de roubo e recebeu o cartão vermelho. Pelas atitudes, Hulk poderia pegar de três a 15 jogos de gancho, mas acabou tendo o julgamento adiado. Já o Flamengo pode ficar sem Gabigol na última rodada.
Leia também: Escalação do Flamengo: Tite põe Filipe Luís e indica novidade
Nas últimas horas, o STJD denunciou Gabi e Nino, do Fluminense, pelas expulsões no último Fla-Flu, do dia 11 de novembro. A partida acabou empatada por 1 a 1 no Maracanã, mas fora das quatro linhas, o assunto ainda rende nas esferas jurídicas. Gabigol e Nino serão julgados na próxima terça-feira, às 10h (de Brasília) na sede do tribunal, no Centro do Rio de Janeiro. Se punidos, eles correm risco de desfalcar suas equipes no dia seguinte, na última rodada do Brasileiro.
Gabigol, do Flamengo, foi enquadrado em três artigos do CBJD
Sem ser titular com Tite até o momento, Gabigol foi denunciado e enquadrado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o 250, que fala em “praticar ato desleal ou hostil durante a partida” e prevê pena de suspensão de um a três jogos, o 258, §2º, inciso II, que fala em “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões” e prevê suspensão de um a seis jogos.
Por fim, Gabriel também se encaixou no 184, que fala em casos de “duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”. A tendência é o Flamengo conseguir o efeito suspensivo, caso Gabi seja punido.