Só Flamengo recebe nota máxima em avaliação financeira da Convocados
O tradicional relatório Convocados, sobre as finanças dos clubes brasileiros, produzido pela consultoria Galápagos sob a coordenação do economista César Grafietti, concedeu a nota máxima de sua avaliação de status ecofinanceiro dos clubes exclusivamente ao Flamengo.
Foram avaliados todos os clubes que disputaram a Série A em 2023, que receberam avaliações entre AAA e D. O Flamengo foi o único que obteve AAA, seguido por Athletico-PR e Red Bull Bragantino, que receberam avaliação AA, Cuiabá, Grêmio e Palmeiras (qualificados com A).
➕ Flamengo lidera todas as fontes de receita entre clubes brasileiros
Quatro clubes receberam avaliação C (Corinthians, Fortaleza, Goiás e São Paulo) e os demais obtiveram o conceito D.
O relatório Convocados destaca que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do Flamengo em 2023, de R$ 486 milhões, foi maior que a receita total da maioria dos clubes brasileiros. Apenas os três grandes paulistanos e o Red Bull Bragantino arrecadaram mais do que o Flamengo lucrou.
Flamengo teve 15% da receita total de clubes da Série A em 2023
O relatório qualificou o nível de geração de caixa do Flamengo como “absurdo para um clube de futebol”. “Permite investir volumes relevantes em elenco, reduzir as dívidas, parceladas sem dor, e até obter resultado financeiro positivo. É a diferença entre estar endividado ou não”, conclui o relatório.
A Convocados projetou quanto tempo cada clube levaria para pagar suas dívidas se dedicasse 20% da receita de 2023 ao fator. Enquanto o Botafogo, pior no quesito, precisaria de mais de 18 anos, ao Flamengo bastaria um ano e meio.
O Flamengo teve em 2023 a maior receita de sua história, superior a R$ 1,3 bilhão. O relatório Convocados mostra que o clube sozinho representou mais de 15% da receita dos 20 clubes da Série A.