Casa da base e do feminino do Flamengo, o Estádio José Bastos Padilha, na Gávea, está ganhando uma nova pintura na arquibancada. Sócios do clube participaram de votação para definir qual seria a nova imagem, e a mudança iniciou nesta semana. Cenário que repete 2021, quando a arquibancada passou por reformar às vésperas de uma eleição.
Alguns locais já começaram a ser pintados de vermelho, e o contorno do grande CRF que será pintado está visível. Quando concluído, o novo layout terá fundo rubro-negro, com predominância da cor preta, e o monograma em branco.
➕ Eleição do Flamengo: candidato à presidência tem elegibilidade questionada por comissão
A pintura substitui a que foi feita pré-eleição de 2021, quando Landim se reelegeu para o mandato atual: duas faixas laterais em preto, parte central branca e o escudo do Flamengo em destaque. Na ocasião, a obra foi iniciada em novembro, um mês antes do pleito, e concluída apenas em março de 2022.
Agora, a reforma faz parte do processo de recuperação para a arquibancada voltar a receber público. O local passou por processo de impermeabilização e ferragens que estavam expostas foram consertadas, processo que terminou no início de 2024. Em março, o time iniciou a segunda fase do projeto para enfim voltar a ter público na Gávea, mas o prazo inicial para conclusão era de seis meses (setembro).
A expectativa dos torcedores é mais uma vez que a nova pintura signifique que o Estádio da Gávea poderá receber torcida em breve. Mesmo com capacidade entre cinco e sete mil pessoas, o Flamengo trabalha com a ideia de ter dois mil rubro-negros por questões de segurança e exigência do Corpo de Bombeiros.
Por outro lado, o início da reformulação da imagem da arquibancada da Gávea às véspera da votação para presidente também chama a atenção de alguns rubro-negros. Há questionamentos sobre a coincidência das ações pré-eleição.
Veja alguns comentários de torcedores:
“Época de eleição é sempre igual. Como não dá para asfaltar e fazer pracinha, eles pintam a arquibancada”, @Viniciusclisboa
“O que uma eleição batendo à porta não faz, né”, @wallacegraciano
“Ano de eleição faz milagre mesmo né”, @VictorCRF0
“Nada q uma eleição não faça acontecer…”, @SSantosleo79
A eleição do Flamengo
Com Rodolfo Landim fora da corrida por estar concluindo seu segundo mandato, a eleição do Flamengo em 2024 desponta como uma das mais disputadas dos últimos anos. Com cinco candidatos registrados até o momento, o prazo para oficialização das chapas está próximo do fim e as opções para os sócios parecem definidas.
Delair Dumbrosck desistiu de concorrer à presidência na última terça, enquanto Pedro Paulo teve elegibilidade questionada pelo tempo associativo. Mas o último segue no pleito até o caso de provas que impeçam sua candidatura.
A eleição que definirá o próximo presidente do Flamengo no triênio 2025/2026/2027 acontece no dia 9 de dezembro, segunda-feira, das 8h às 21h, na Gávea. Os candidatos são:
- Luiz Eduardo Baptista (Bap)
- Maurício Gomes de Mattos (MGM)
- Pedro Paulo
- Rodrigo Dunshee
- Wallim Vasconcellos
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.