Sexta-feira 13: relembre momentos de terror do Flamengo em 2024

13/12/2024, 10:53
Atualizado: 13/12/2024
david luiz em jogo do flamengo contra o peñarol

A torcida do Flamengo celebrou os títulos de Campeonato Carioca e Copa do Brasil em 2024, mas isso não significa que o ano tenha passado incólume para a torcida rubro-negra. Em temporada na qual se esperava mais do trabalho de Tite, as eliminações foram doídas para os fãs e ainda se somaram a algumas polêmicas dentro e fora de campo.

Além disso, a alta carga de trabalho de uma equipe que tentou se manter viva em três frentes diferentes cobrou o preço, e jogadores importantes do elenco principal se lesionaram. Por fim, a despedida de um dos maiores ídolos da história também mexeu com o emocional rubro-negro. Em plena sexta-feira 13, relembre alguns momentos de terror do Flamengo em 2024.

Marcelinho Carioca diz que foi melhor que Zico em cobranças de falta

Susto da suspensão de Gabigol por doping

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Tribunal Desportivo Antidopagem suspendeu o atacante Gabriel Barbosa por dois anos devido a uma suposta tentativa de fraudar um exame em abril de 2023. O Flamengo, entretanto, recorreu — e a expectativa é de uma resolução apenas no ano que vem.

Em teoria, a pena iria até abril de 2025, mas Gabigol segue atuando com base em um efeito suspensivo conquistado na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Neste momento, o atacante aguarda que o recurso seja devidamente julgado no Tribunal da Fifa.

O anúncio da punição, porém, foi suficiente para assustar a torcida rubro-negra, que esteve à margem de perder um dos grandes ídolos da equipe por dois anos. Com a saída de Gabigol do Flamengo, todavia, o próximo clube do atleta será o responsável por lidar com a situação.

Lesões de Pedro e Cebolinha

Claro que jogadores como Viña e Luiz Araújo fizeram falta ao Flamengo em diversos momentos da temporada após lesões, mas não há como negar que as contusões de Pedro e Everton Cebolinha mexeram demais com a estrutura da equipe. Preparando-se para os momentos mais decisivos da temporada, o time perdeu o ponta no dia 11 de agosto, em duelo com o Palmeiras.

Na ocasião, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cebolinha rompeu o tendão de Aquiles do pé esquerdo e foi submetido a uma cirurgia. Desta forma, só voltará aos gramados na temporada de 2025.

Como se não fosse o suficiente para a torcida, o atacante Pedro, artilheiro do Flamengo e do Brasil até aquele momento, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em treino pelo Brasil em setembro. Assim como Everton, deixou a temporada ali mesmo e nem pôde ajudar a equipe na eliminação que viria na principal competição do ano.

Queda na Libertadores 

Em setembro, a maior decepção esportiva da temporada: a eliminação na Libertadores para o Peñarol, do Uruguai. No último grande ato de Tite como comandante da esquadra rubro-negra, o time não conseguiu sair de um melancólico 0 a 0 no Campeón del Siglo e, depois de perder no Maracanã por 1 a 0, deu adeus ao sonho do tetra continental.

Em duas exibições muito abaixo do esperado, o Flamengo teve dificuldades extremas de criação e não encontrou soluções para fugir do ferrolho uruguaio. Com o gol marcado no Rio de Janeiro, o time aurinegro defendeu a vantagem até o fim e teve menos trabalho do que o esperado para eliminar o Mais Querido. Na fase seguinte, caiu com um sonoro 6 a 3  — com direito a 5 a 0 na ida — para o Botafogo no placar agregado.

Derrota humilhante para o Botafogo

Entre as lesões de Cebolinha e Pedro, o Flamengo ainda passou por um capítulo desagradável em meados de agosto. Contra o Botafogo, a equipe de Tite foi amplamente dominada no Nilton Santos e perdeu por 4 a 1. Ainda que o placar dê a dimensão da superioridade alvinegra, o fato é que o Rubro-Negro escapou de uma derrota ainda maior.

Sem intensidade, o Flamengo ainda perdeu Arrascaeta durante a partida e sofreu gols de Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, que foi às redes duas vezes. Bruno Henrique, aos 24 minutos do primeiro tempo, chegou a igualar o placar. Ao fim da temporada, o Rubro-Negro venceria a Copa do Brasil, enquanto o Botafogo conquistaria Libertadores e Brasileiro.

Adeus de Gabigol 

Por fim, o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2024 trouxe também o fim de um dos maiores capítulos da história recente do clube. Gabigol, ídolo da torcida e jogador do Flamengo desde 2019, se despediu com 13 taças conquistadas, mais de 300 jogos realizados e 161 gols.

Não foi uma grande temporada em termos técnicos, já que Gabriel atuou em 38 jogos de 2024, com oito gols e uma assistência. Ainda assim, a dúvida sobre a renovação ou não do atacante pairou sobre o clube o ano inteiro, e as homenagens da torcida no jogo de despedida, contra o Vitória, demonstram o nível de carinho entre as partes.


Compartilhe