O Flamengo iniciou seu planejamento para a temporada de 2024 antes de oficializar a contratação de um novo treinador, que deve ser Tite. Apesar de querer o técnico como líder de processo de reformulação, os dirigentes preparam a saída de atletas que não performaram o esperado e o setor defensivo deve passar por muitas mudanças.
De acordo com informações do jornalista Diogo Dantas, o Flamengo já comunicou os representantes do zagueiro Pablo e do goleiro Santos para procurarem interessados. No entanto, os atletas estão desvalorizados após ano sem muitas oportunidades e a ideia do clube é emprestá-los para recuperar parte do investimento no futuro.
Leia mais: Corinthians abre venda de ingressos para a torcida do Flamengo
Além da dupla, Filipe Luís e Rodrigo Caio têm contrato até o fim deste ano, não foram procurados pela diretoria para renovação e não permanecerão no elenco. Já David Luiz atingiu meta de renovação automática estipulada em contrato, mas o clube irá negociar uma saída amigável no fim da temporada.
Por fim, o lateral-direito Varela é outro que pode deixar o Rubro-Negro em caso de propostas. O jogador foi especulado em clubes do Uruguai durante a janela de transferências do meio do ano, mas o Fla não recebeu propostas oficiais.
Dessa forma, o Mengão precisaria de muitas contratações para defesa no início da próxima temporada. Afinal, os zagueiros restantes seriam Fabrício Bruno, Léo Pereira e Cleiton, e Ayrton Lucas a única opção para a lateral-esquerda.
Flamengo negocia renovação com Bruno Henrique e Everton Ribeiro
Dos jogadores em fim de contrato, apenas Everton Ribeiro e Bruno Henrique irão receber propostas do Flamengo para renovação. O clube, no entanto, trata as negociações de forma diferente e prioriza estender o vínculo do atacante.
Em um primeiro momento, o clube ofereceu apenas um ano de contrato para o camisa 27 e a oferta não agradou. A demora da diretoria fez o jogador entrar na mira de muitos clubes brasileiros e o Fla corre para garantir a permanência do ídolo.
Aos 33 anos, Everton Ribeiro não irá receber proposta para estender o vínculo por mais de uma temporada. O capitão deve permanecer no Flamengo com a chegada de Tite, já que o técnico gosta do futebol do meio-campista e o levou para a Copa do Mundo do Catar.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.