Sesc Flamengo oficializa saída de Brie; relembre a passagem

Nesta quarta-feira (30), o Sesc Flamengo anunciou a saída da levantadora Brie O'Reilly do clube. Depois de três temporadas defendendo o Manto Sagrado, a canadense eleita duas vezes a melhor levantadora da Superliga Feminina vai atuar no voleibol dos Estados Unidos a partir de 2025/26.
O Flamengo publicou mensagem de despedida para a atleta nas redes sociais: "Obrigada, Brie. Você marcou a nossa história, o nosso coração e se tornou a canadense mais carioca do voleibol. Obrigada por tudo!"

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Obrigada, Brie ❤️
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) April 30, 2025
Você marcou a nossa história, o nosso coração e se tornou a canadense mais carioca do voleibol.
Obrigada por tudo!#FlaVôlei #SescRJFlamengo pic.twitter.com/TiErDGCtE6
A saída de Brie O'Reilly do Sesc Flamengo não chega a ser uma novidade. Após derrota para o Osasco e eliminação nas quartas de final da Superliga, ela confirmou que aquele foi o seu último jogo pelo clube e vai atuar mais perto de casa na próxima temporada. O provável destino é o LOVB Austin, dos EUA.
"Tem muitos momentos que vou lembrar para sempre, dentro e fora de quadra. Com certeza, eu vou voltar para visitar. Estou triste por sair. Foram três anos muito bons. Foi intenso e incrível (...) Vou jogar, só que mais perto de casa. Tenho saudade da minha família, tenho sobrinha e namorado lá no Canada", disse.
Durante a passagem pelo Flamengo, Brie conquistou os torcedores não só pelo alto nível de vôlei que apresentou com o Manto Sagrado, que fez dela a melhor levantadora da Superliga por dois anos seguidos (22/23 e 23/24).
Mas também muito pelo carisma fora de quadra, como por exemplo as entrevistas em português que concede desde o segundo ano de clube. Relembre a passagem da levantadora pelo Mengão:
1ª temporada de Brie no Sesc Flamengo
Brie foi contratada pelo Flamengo no início da temporada 2022/23 para liderar a equipe tecnicamente, e ela rapidamente assumiu essa responsabilidade. Com um desempenho de destaque, comandou o time para a conquista do Campeonato Carioca de 2022 sobre o Fluminense e já mostrava a vocação para ser uma das capitãs do elenco.
A manutenção do nível de atuação durante a Superliga ajudou o Sesc Flamengo a terminar a primeira fase da Superliga na terceira colocação e chegar até as semifinais, onde foi eliminado para o Praia Clube. Na Copa Brasil, o Mais Querido ficou pelas quartas de final.
O desempenho individual de Brie O'Reilly fez a atleta receber alguns troféus ViveVôlei, entregue para o melhor em quadra em jogos da Superliga. Destaque para vitória por 3 a 0 sobre o Pinheiros e na primeira partida da semifinal contra o Praia.
Brie foi exaltada pela distribuição das jogadas, precisão nos levantamentos e pela liderança. A consistência fez ela ser eleita a melhor levantadora da competição, integrando a seleção da temporada.
Temporada 2023/24
A evolução da temporada anterior motivou o Sesc Flamengo a manter praticamente todo o elenco no ano seguinte, algo muito incomum no vôlei nacional. E Brie O'Reilly atingiu o ápice técnico de sua carreira até o momento durante a Superliga 2023/24.
Empilhando ótimas atuações, liderou o Rubro-Negro para terminar a fase de classificação isolado na primeira colocação geral. O desempenho coletivo e brilho individual de Brie e outras atletas, como Roni Perry, por exemplo, faziam do Sesc Flamengo um candidato real aos títulos da temporada.
Eliminação para Praia na semifinal da Copa Brasil foi uma quebra de expectativa, mas o foco era a disputa da Superliga. Contudo, Brie foi diagnosticada com dengue dias antes do primeiro jogo da semi e desfalcou o Fla na derrota. A canadense atuou na segunda partida, mas estava longe dos 100% e não conseguiu impedir nova derrota.
Isso não impediu que fosse eleita como a melhor levantadora da Superliga Feminina pelo segundo ano consecutivo.
Último ano de Brie no Flamengo
Os rumores de uma possível saída de Brie do Sesc Flamengo começaram ainda no final da temporada 23/24, quando a levantadora recebeu propostas da Europa. O clube aumentou a oferta e conseguiu garantir a permanência da atleta para mais um ano. A missão agora seria liderar o elenco reformulado do Mais Querido.
Mas os resultados foram aquém do esperado desde o início do ano, com derrota na final do Carioca para o Fluminense. Brie oscilou, assim como o restante do time, e não conseguiu manter o mesmo nível dos anos anteriores. O Fla caiu nas quartas de final da Superliga e da Copa Brasil.
Reformulação no Sesc Flamengo
Com o novo acordo entre Flamengo, Sesc e RJ Vôlei, investimento direto do clube prevê colocar o time entre os quatro maiores investimentos da Superliga a partir da próxima temporada. O elenco será reformulado com reforços de peso.
A saída de Brie abre espaço para duas novas estrangeiras no grupo rubro-negro do próximo ano. A primeira já foi confirmada, será a central sérvia Masa Kirov, de 19 anos, e a segunda vaga deve ser ocupada pela ponteira norte-americana Simone Lee.
Outros reforços encaminhados são a oposta Tainara Santos e as levantadoras Giovana Gasparini e Vivian Lima. Nomes como Laís, Helena e Lorena seguem nos planos e vestirão o Manto Sagrado em 2025/26, assim como Mikaela, Adria, Karina Souza e Camila Mesquita.