Sesc Flamengo estreia elenco repaginado na Copa Nacional de Clubes

25/09/2024, 12:00
Atualizado: 25/09/2024
Elenco do Sesc Flamengo para a temporada 2024/25; time estreia na Copa Nacional de Clubes contra o Maringá nesta quarta-feira (25)

O Sesc Flamengo enfim vai estrear na nova temporada do vôlei nacional nesta quarta-feira (25), às 19h30, contra o Unilife Maringá, pela Copa Nacional de Clubes. A competição com formato triangular serve como forma de preparação para a Superliga e será onde o Mengão vai apresentar o seu elenco. O grupo rubro-negro passou por grande reformulação, e o Mundo Bola apresenta características do novo grupo do Fla.

O Fla sofreu saídas importantes e precisou ir ao mercado após duas temporadas com praticamente o mesmo elenco. Bernardinho e sua comissão optaram pela formação de um grupo mais jovem. A média de idade do time era de 25,6 anos na última temporada e reduziu para 23,9 no início de 2024/25.

Flamengo publica recomendações aos torcedores no Uruguai

Foram seis contratações para suprir sete saídas no elenco, com as principais mudanças entre as atacantes. O Flamengo não conta mais com Juciely, que se aposentou depois de 14 temporadas no Sesc, e saída de Valquíria garante uma nova dupla de centrais no time titular. Além disso, maiores pontuadoras nas últimas duas temporadas, Sabrina e a norte-americana Roni deixaram o time.

Veja as saídas do Fla e o destino das atletas:

Ponteiras: Roni Perry (Salt Lake Volleyball-EUA) e Gabiru (Mackenzie)

Opostas: Sabrina (PGE Rysice Rzeszów-POL) e Kimberly (Mackenzie)

Centrais: Juciely (Aposentadoria) e Valquíria (Osasco)

Líbero: Marcelle (Fluminense)

O número de saídas representa exatamente 50% do elenco. Isso significa que sete jogadoras permanecem no time para 24/25. Destaque principalmente para a posição de levantadora, única que não teve mudança. A canadense e duas vezes eleita melhor da posição na Superliga, Brie O’Reilley segue no comando da função. O time renovou também com Roselly e subiu a jovem Clara Rodrigues, de 18 anos.

Outros nomes já conhecidos que seguem no time são Laís e Michelle, líbero e ponteira titular. Isso além das jovens Helena (ponteira), Julliana Granda e Aria (centrais). Em uma temporada de grupo rejuvenescido e perda de atacantes, há expectativa de mais espaço para jovens atletas que já estavam no grupo. Importante citar a líbero Victória Stadler, de 20 anos, também promovida da base.

Quem chega ao Sesc Flamengo

O Sesc Flamengo x Unilife Maringá desta quarta pode marcar muitas estreias com o Manto Sagrado. Na posição de oposta, aliás, é praticamente garantido que Bernardinho vai escalar uma cara nova em relação ao último ano. Afinal, a função foi completamente repaginada.

Veja as contratações do Sesc Flamengo:

Edinara

Edinara em treino do Sesc Flamengo
Foto: Vitória Antunes/ Flamengo

A favorita para começar jogando como oposta é Edinara, de 28 anos, ex-Sesi Bauru. Ela terminou a última Superliga com 359 pontos totais (6ª entre opostas e 9ª geral) e foi a terceira da posição com mais pontos de bloqueio no torneio (42). Uma das escolhas de Bernardinho para substituir Sabrina, que liderou o time em pontos no último ano.

“Eu estou muito feliz em estar vestindo essa camisa, e ter essa responsabilidade envolve muito comprometimento e dedicação. É uma posição que exige não apenas habilidade técnica, mas também muito trabalho em equipe, mesmo sendo um reforço neste ano, ninguém ganha ou perde sozinho o trabalho em grupo vai ser mais importante do que qualquer individualidade”, disse ao Mundo Bola.

Camila Mesquita

Camila Mesquita
Foto: Divulgação/ Sesc Flamengo

Aos 24 anos, Camila Mesquita chega ao Sesc Flamengo após boa temporada com a camisa do Barueri. Campeã da Superliga com o Minas em 20/21 e já experiente apesar da pouca idade, ela vai disputar posição com Edinara na saída de rede rubro-negra e pode ser escalada também como ponteira.

“Estou mais velha, com mais experiência e responsabilidades dentro da quadra. Porém, a forma de encarar o trabalho é a mesma, se não maior. Sabem como é o trabalho do dia a dia para buscar o título e me sinto pronta para encarar esse processo de novo aqui no Sesc RJ Flamengo.”

Lorena

Lorena em treino do Sesc Flamengo; central comentou chegada ao clube e trabalho com Bernardinho
Foto: Vitória Antunes/ Flamengo

Com 1,90m de altura e passagens pela Seleção Brasileira, Lorena deixou o Praia Clube para assumir a posição de central do Mais Querido. Ela se destaca principalmente no bloqueio, com o nono melhor índice da última Superliga: foram 31 pontos de bloqueio em 45 sets jogados, média de 0,69 por set.

Jussara

Jussara
Foto: Divulgação/ Sesc Flamengo

Aos 28 anos, Jussara é um desejo antigo do técnico Bernardinho e já tinha recebido contato do Flamengo no início da última temporada. Mas a negociação não avançou em outros momentos. Agora, a atleta chega ao Sesc com a possibilidade real de brigar por vaga no time. Lembrando que as duas titulares das últimas temporada não estão mais no clube.

Karina Souza

Karina Souza em treino do Sesc Flamengo
Foto: Divulgação/ Sesc Flamengo

Karina é outra atleta que o treinador já tentou a contratação anteriormente. Aos 25 anos, ela se destacou principalmente sob o comando de Zé Roberto Guimarães com a camisa do Barueri. Na última temporada com o Sesi, ela marcou 76 pontos feitos em 47 sets disputados e teve aproveitamento de 50% nas recepções (129/256).

Mikaela

Mikaela Hestmann
Foto: Divulgação/ Sesc Flamengo

Mikaela Hestmann é a maior surpresa do elenco. A jovem de apenas 16 anos chamou atenção pelo Tijuca Tênis Clube foi oficializada como reforço nas últimas semanas. É a atleta mais jovem do elenco e da elite do voleibol nacional.

Sesc Flamengo x Maringá pela Copa Nacional de Clubes

Esse será o elenco comandado por Bernardinho na estreia contra o Maringá, nesta quinta-feira, às 19h30, no ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A partida terá transmissão da Fla TV e do canal do projeto Pro Vôlei Ijuí.

Além das duas equipes que se enfrentam na abertura do torneio, o Gerdau Minas também faz parte do triangular. A Copa Nacional de Clubes é um triangular em comemoração ao aniversário de 15 anos do projeto Pro Vôlei.


Tags:
Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.