A Tijuca é um bairro muito conhecido pela nação como palco, ou melhor, quadra de muitas conquistas do Flamengo Basquete. No ano do hexa, o time derrotou o próprio Tijuca dentro de casa na disputa pelo Carioca de 2010, com a torcida festejando sem parar.
Ser invicto no campeonato já era costume do elenco Rubro-negro, apesar de seus adversários não serem dos mais fortes quanto na Liga Nacional e até mesmo nos outros torneios. Fecharam a fase classificatória vencendo os dez jogos disputados, obtendo 20 pontos na liderança, e seu vice-líder Macaé com oito vitórias e duas derrotas, 18 pontos somados. Entretanto, o vice não foi disputar a final com o Fla, logo sendo derrotado pelo Tijuca.
Semifinal:
Flamengo 76 x 65 Cabo Frio
Flamengo 91 x 85 Cabo Frio
Marcados pelos incentivos vindos das arquibancadas, os jogos foram intensos rumo ao título. O time sofrendo certos desgastes foi comandado por Marcelinho Machado para viradas gloriosas, a do último jogo com 13 pontos de diferença.
Final:
Tijuca 75 x Flamengo 79
Tijuca 77 x 90 Flamengo
Dias após o triunfo, a comissão do Clube decidiu dispensar o tão admirado Chupeta. A VP de esportes olímpicos da época, Cristina Callou, confirmou sua demissão da equipe principal referindo-se ao profissional de forma respeitosa. No entanto, o técnico não desligou-se do Flamengo, assumiu o comando da base -onde está até os dias atuais- para o projeto da Rio 2016.
Time:
Atila, Duda, Fred, Teichamann, Guto, Helio, Jefferson, Antonio, Marcelinho (MVP), Babby e Wagner
Téc: Paulo Chupeta
Leia a Série dos Doze
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN