Seria Vidal a solução dos problemas do Flamengo? Veja comparativo com os volantes do elenco
* Post em colaboração com Douglas Fortunato
A semana rubro-negra teve Arturo Vidal como um dos temas principais. Em fim de contrato com a Inter de Milão, o volante se declarou mais uma vez ao Flamengo, afirmando o desejo de jogar pelo clube carioca. Entretanto, uma negociação ainda é difícil de acontecer. Paulo Sousa busca um volante para fechar o elenco, mas será que Vidal é o nome ideal? O Mundo Rubro Negro levantou os números do chileno e comparou com os atuais atletas do elenco.
Os dados foram retirados da plataforma Instat e levam em conta os números de Vidal, João Gomes, Andreas Pereira, Thiago Maia e Arão desde a temporada de 2021. É preciso ressaltar, entretanto, que o nível de competitividade no Brasil é diferente da Europa, onde atua o volante chileno da Internazionale.
Leia Mais: As últimas notícias do Flamengo desta terça, 15/03/2022
Em comparação com os demais volantes do Flamengo na temporada de 2021 e início de 2022, Vidal leva a melhor em dois quesitos: ele perdeu menos a posse de bola e contribuiu com mais assistências para o time nesse período. Além disso, no comparativo, Willian Arão levou a melhor sobre todos os demais volantes na maioria dos casos observados.
Veja as principais características de cada volante do Flamengo e como Vidal poderia ajudar
Willian Arão: O jogador do Rubro-Negro tem maior destaque em quatro quesitos, mesmo levando a melhor em muitas estatísticas. O camisa 5 da Gávea tem uma maior média de passes e acerto destes, sendo 59 por partida e 91% de acerto. Além disso, também tem maior média de recuperação de bola e interceptação de passes, comparado com os concorrentes. Nestes itens, Vidal fica atrás de todos os atletas atuais do elenco do Flamengo. Arão também se destaca nos duelos aéreos, venceu 57% contra 43% do chileno, 36% de João Gomes e 29% de Maia e Andreas.
Andreas Pereira: O camisa 18, prestes a ser comprado junto ao Manchester United, tem maior participação no ataque. Isso porque cria muito e tem um jogo vertical, até por isso erra bastante, mas tem as melhores médias de chances criadas, são 16% de acerto em média, contra 9% de Maia, 8% de Arão, 4% de Vidal e 3% de João Gomes.
João Gomes: O camisa 35, aliás, tem maior destaque entre dribles e desarmes. Assim sendo, é um volante que também busca o jogo, mais pra frente. Até por isso, tem se destacado com o técnico Paulo Sousa. Foram 56% de acertos nos dribles entre 2021 e 2022. Quem mais se aproximou foi Andreas, com 52%. Vidal teve 31% de acerto. Já nos desarmes, os números são mais próximos. Ainda assim, Gomes leva a melhor com 50% no geral e 56% de desarmes no ataque. Em comparação, o chileno tem 41% e 53%.
Thiago Maia: Com números bem próximos aos demais volantes, Maia se destaca por não cometer muitas faltas. Assim, recebeu menos cartões.
Arturo Vidal:
Em comparação com os demais, o atleta do clube italiano perde menos a posse da bola, mas também tem menos toques na média. As assistências para o gol também são pontos positivos. É preciso ressaltar, além disso, que Vidal atua na Itália, um futebol muito mais exigente em relação ao do Brasil. Além disso, é preciso somar ao fato o estilo de jogo do time. A Inter propõe bem menos do que o Flamengo.
Outro ponto positivo do atleta é que atua como um volante “box-to-box”, estilo que Paulo Sousa gosta de jogar, onde o volante consegue atacar e recompor a marcação. Apesar dos números abaixo em muitos quesitos em relação aos volantes do Fla, Vidal também pode se destacar nestes fundamentos. Ainda não há conversas em andamento entre o Rubro-Negro e o chileno, mas uma vinda do volante no futuro não é descartada.