Seneme admite erro em pênalti não marcado para o Flamengo contra Bragantino

08/05/2024, 14:28
Pênalti não dado para o Flamengo contra o Bragantino; Seneme admitiu erro

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme admitiu erro dos árbitros em pênalti não marcado sobre Luiz Araújo no empate entre Flamengo e Red Bull Bragantino, no último sábado (4). O atacante foi claramente puxado dentro da área, lance que gerou muita revolta no clube, e o dirigente confirmou erro do árbitro e do VAR.

“Zero instrução, zero! Pênalti é pênalti, se a bola está em jogo ele tem que ser marcado. Eu acredito que houve erro sim nas decisões finais. (O VAR) poderia e deveria intervir. Assim como eu disse, alguns jogos específicos tiveram erros de arbitragem”, disse Seneme sobre pênalti em Bragantino x Flamengo em entrevista à ESPN, durante Media Day da CBF nesta quarta-feira (8).

➕: Arrascaeta e Pulgar evoluem e se aproximam de retorno ao Flamengo

Ele negou possível instrução para árbitros não marcarem faltas fora do lance de jogo. A orientação foi denúncia do ex-chefe da arbitragem e ex-árbitro Leonardo Gaciba ao analisar justamente o lance de Luiz Araújo. Entretanto, apesar de descartar a determinação, Seneme afirma que seguidos erros nesses lances são preocupações.

“É uma referência de preocupação da Comissão de Arbitragem. Houveram outros (lances fora da bola). Agressão dentro da área no jogo Vitória x São Paulo, no jogo Atlético-GO e São Paulo também teve agressão na área. A gente tem que ser mais preventivo.”

O Presidente da Comissão de Arbitragem, novamente sem citar nomes, respondeu sobre denúncias feitas por Marcos Braz durante coletiva pós-jogo contra o Bragantino. O VP de futebol rubro-negro disse que o VAR pode estar sofrendo interferência externa e pediu veto a celulares na cabine. Seneme mais uma vez negou.

” Ninguém pode falar com os árbitros durante o jogo. Estamos convidando a comissão dos clubes brasileiros, composta por clubes das Séries A, B, C e D, para que ela fiquei aqui no fim de semana e observe o trabalho do VAR. Talvez em outra época o WhatsApp funcionasse, mas hoje não funciona. Não posso responder por outras épocas, mas hoje posso dizer que não existe. “

Seneme evita responder Bruno Spindel, mas avalia bem arbitragem do Brasileirão

O ex-árbitro foi questionado se gostaria de responder as declarações de Bruno Spindel. O diretor executivo de futebol rubro-negro questionou se “precisaria falar de roubou” para o Flamengo ser respeitado pelos árbitros. O funcionário da CBF disse não responder dirigentes diretamente, mas falou sobre declarações que colocam dúvida lisura dos árbitros.

“Eu não goto de falar de coisas especificas, não cito nome de pessoas, de clubes e não vou fazer isso. Não tenho esse direito. Mas o que nos preocupa é que erros esporádicos de arbitragem, assim como erros de jogadores, goleiro que toma frango, atacante perde na cara do gol, técnico que erra substituição e são erros esportivos. O erro do árbitro também é esportivo. Agora, transformar ou dar conotação de ser premeditado é o que nos preocupa e queremos cortar. Até hoje o Ministério Público de Goiás não encontrou nenhuma evidencia contra árbitros. Isso que temos de efetivo”, disse, antes de completar:

“Eu posso considerar que a arbitragem de um modo geral é boa nessas cinco rodadas. A gente tem renovado o quadro. Em cinco rodadas, foram escalados seis árbitros novos. Isso é porque a gente preparou eles no ano passado. E o engraçado disso é que os jogos com problema não foram com árbitros novos, mas com os experientes”, finalizou.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.