Passagem para ser esquecida: destaque de equipe gaúcha e com indicação de Zico, jogador não deixou boas lembranças no Flamengo
Por Itallo Andrade, supervisionado por Edson Lira e Diogo Almeida
Com todos os ingressos vendidos, o Flamengo recebe a LDU, do Equador, no Maracanã, nesta quarta-feira, pela segunda rodada da fase de grupo da Libertadores da América, às 21h30 (de Brasília).
A equipe equatoriana conta com um velho conhecido da Nação, mas que não deixou saudades, o atacante Cristian Martinez Borja defendeu o Manto Sagrado durante um ano de empréstimo – vindo do Caxias (RS). Destaque da equipe gaúcha no primeiro semestre de 2010, Borja chamou a atenção de Zico, à época diretor do futebol rubro-negro, que conseguiu em julho daquele ano o empréstimo do colombiano ao custo de R$ 300 mil por um ano.
Com Patrícia Amorim na presidência, tempos de vacas magras e administração confusa das finanças, mesmo depois de três meses da apresentação do atleta, o Flamengo era cobrado publicamente pelos empresários e diretoria grená por ainda não ter feito o pagamento do acordo.
A LDU é líder do grupo D da libertadores ao lado do Flamengo. Assim como o clube carioca, a equipe do Equador venceu na estreia da competição e leva vantagem no saldo de gols.
Borja não saiu do banco no triunfo sobre o Peñarol por 2 a 0, mas a história pode ser diferente contra o Mais Querido, pois Juan Anangonó, principal atacante de equipe, não embarcou para o Brasil por problemas pessoais e assim a LDU pode entrar em campo com Cristian Borja. O atleta equatoriano está no clube desde 2018 e marcou dois gols em dezoito jogos (sendo três jogos e um gol em 2019).
Borja começou sua carreira na Colômbia e veio para o Brasil em 2007 para atuar nas categorias de base do Internacional. Com passagens pelo Mogi Mirim, Guaratinguetá, Caxias e, por fim, o Flamengo, seu último time brasileiro. Borja chegou no meio de 2010 e foi o quarto atacante a ingressar no elenco, que já contava com Diego Maurício, Paulo Sérgio e Val Baiano.
Com setes jogos e nenhum gol, o atleta não desencantou no ataque Rubro-Negro da época e foi chamado para jogar no Campeonato Brasileiro sub-23 do clube, no qual também não teve sucesso. Em dezembro de 2010, Cristian foi apresentado no Estrela Vermelha, por indicação de Petkovic.
Les comparto los goles de LIGA aquí el cuarto del colombiano Martinez Borja 3/3 pic.twitter.com/ohZOxRr9Ma
— Michael Rosero (@michaelrosero) 6 de novembro de 2018
Em sete partidas pelo Flamengo, o Mais Querido venceu apenas uma, empatou duas e perdeu quatro:
18/07/10 Atlético Goianiense 1 x 0 Flamengo
21/07/10 Flamengo 1 x 1 Avaí
25/07/10 Internacional 1 x 0 Flamengo
01/08/10 Flamengo 0 x 0 Vasco
08/08/10 Corinthians 1 x 0 Flamengo
22/08/10 Athlético Paranaense 1 x 0 Flamengo
01/09/10 Flamengo 0 x 1 Cruzeiro
O técnico Pablo Repetto, que, assim como o Flamengo diante do Vasco, também optou por utilizar um time alternativo no último confronto pelo seu torneio local, derrota por 3×0 para o Maracá, pode escolher o ex-botafoguense Rodrigo Aguirre e talvez adiar o reencontro de Borja com a torcida do Flamengo.
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Reprodução / Autor não encontrado