Nesta terça-feira (17), a seleção chilena enfrentou a Venezuela pela quarta rodada das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026. Sem o volante rubro-negro Erick Pulgar, o Chile sofreu derrota por 3 a 0 e cair para as últimas colocações da tabela.
O grande nome do jogo foi o atacante Yeferson Soteldo, que atua pelo Santos, com um gol e uma assistência. Os outros gols da partida foram marcados pelo Darwin Machís e pelo experiente atacante Salomón Rondon.
Leia mais: Bruno Henrique ignora proposta desesperada do Palmeiras e fica no Flamengo
Titular absoluto na seleção, Pulgar foi ausência por acúmulo de cartões amarelos na competição. O atleta recebeu o segundo cartão amarelo na vitória sobre o Peru e teve que cumprir suspensão automática contra a Venezuela.
O desfalque do volante certamente influenciou para o Chile ser tão dominado em campo. Pulgar é lidera a equipe em estatísticas e é o jogador mais consistente do meio-campo chileno. No entanto, é alvo de críticas constantes de jornais após suas partidas. Contra o Peru, por exemplo, deu assistência para o primeiro gol do jogo e recebeu umas piores notas dos jornalistas do “El Mercurio”.
Pulgar lidera ranking nas Eliminatórias para a Copa do Mundo
Erick Pulgar é um dos principais nomes das Eliminatórias da Copa do Mundo. De acordo com o portal estatístico Sofascore, o volante é o jogador que mais recuperou bolas no torneio, com 34 nos que disputou. O chileno tem uma média de 11.3 bolas recuperadas por partida e está entre os melhores marcadores do torneio.
Pulgar também soma sete interceptações, quatro desarmes, dois passes decisivos e média de 81% de acerto nos passes. Além disso, o meio-campista rubro-negro deu assistência na última rodada, na vitória sobre o Peru por 2 a 0.
Vale destacar que o volante exerça funções um poucos diferentes no Mengão e na seleção chilena. O jogador tem mais liberdade para atuar no campo ofensivo em jogos do Flamengo, que costuma atuar com dois volantes, mas não deixa de ser fundamental na saída de bola. No Chile, o jogador participa da organização e fica mais próximo ao sistema defensivo para cobrir os avanços dos outros meio-campistas.
Chileno reforça o Flamengo contra o Cruzeiro
Com a suspensão de Pulgar, o Mengão adiantou o retorno do atleta para tê-lo à disposição na partida contra o Cruzeiro, nesta quinta (19), pelo Brasileirão. O meia se apresentou nesta segunda-feira (16) e fez seu primeiro treino com o técnico Tite.
Apesar do pouco tempo de treino, parece já ter convencido o novo comandante. Afinal, fez parte do time titular que Adenor armou no treino desta terça: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia, Pulgar e Gerson (Victor Hugo); Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Pedro (Gabigol).
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.