Sem muletas para explicar vexame, Flamengo tem que encarar realidade

23/06/2023, 11:12
Nem a catregoria de Arrascaeta ou a vivacidade de Matheus G, evitaram mais uma derrota do Flamengo de Vitor Pereira

Depois de 10 dias sem jogar por conta da pausa na Data Fifa, o Flamengo voltou a entrar em campo nesta quinta-feira (22). E o torcedor que esperava evolução do time que vinha de 10 jogos de invencibilidade acabou se frustrando: sem competir, o Rubro-Negro foi goleado pelo Bragantino, 4×0 fora o baile.

Para se ter uma ideia do que foi a partida, o Flamengo perdeu por 4×0, o Bragantino colocou bola na trave, e o melhor em campo pelo lado rubro-negro foi o goleiro Matheus Cunha, que fez grandes defesas e evitou uma goleada histórica. Mas o que pode explicar mais um vexame em 2023?

Leia mais: Vitor Pereira quer esquecer Flamengo, mas não descarta volta

Contra o Bragantino, o time não pode se escorar nas usuais muletas que aparecem durante toda a temporada. Cansaço e time abaixo fisicamente? Não cola, já que o time teve dois dias de folga após a vitória contra o Grêmio e só ficou treinando do dia 11 até o dia 22. A diferença física entre o Flamengo e outras equipes, apontada por Sampaoli em diversas coletivas, parece não existir mais.

Há quem culpe a Data Fifa e os desfalques de jogadores selecionáveis que estiveram em campo com suas Seleções durante esta semana. No entanto, dos titulares, Pedro começou jogando contra o Bragantino e Pulgar e Ayrton Lucas entraram no segundo tempo. Por outro lado, o Bragantino, que tem um elenco que não se compara ao do Flamengo, sobrou na partida mesmo com 12 desfalques.

Sequência invicta mascara atuações ruins

Sem desculpas, a realidade é que o normal do Flamengo em 2023 é jogar mal. O time não joga bem na maioria das vezes, e por isso acumula vexames na temporada. O time evoluiu com a chega de Jorge Sampaoli, mas mesmo sob o comando do argentino, o Rubro-Negro continua sem conseguir uma sequência de boas atuações, apesar dos 10 jogos de invencibilidade.

Espaçado, frágil defensivamente (sofreu 60 finalizações nos últimos dois jogos), sem associação entre os seus principais jogadores e com a construção se concentrando nos defensores, algumas atuações do Flamengo foram mascaradas pelos resultados. Na sequência de 10 jogos sem perder, por exemplo, as atuações contra Ñublense e Bahia, por exemplo, foram vexatórias.

Até em algumas vitórias o Flamengo foi abaixo. Contra o Corinthians, o time foi salvo pelo gol de Léo Pereira nos acréscimos. Assim como contra o Racing, 13º na liga local, que o time argentino dominou diversos momentos do jogo e o gol da vitória saiu no final da partida. Grandes atuações mesmo, apenas contra Fluminense e Vasco.

Por outro lado, o Flamengo conseguiu sobreviver apesar do desempenho abaixo, e está na briga pelos principais títulos. Portanto, é preciso reagir rápido e apresentar evolução no modelo de jogo escolhido por Sampaoli, porque o mata-mata não costuma perdoar atuações como a desta quinta-feira.

Leia mais: Após derrota, Flamengo vira motivo de chacota de rivais nas redes

Próximo jogo do Flamengo

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (25), contra o Santos, na Vila Belmiro, às 18h30 (horário de Brasília). A partida será realizada com portões fechados, por decisão do STJD.


André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.