Sem Flamengo, Brasil Sub-20 é campeão após 12 anos

13/02/2023, 12:47
Atualizado: 01/11/2023
Brasil campeão do Sul-Americano Sub-20

No último domingo, o Brasil levantou pela 12ª vez o troféu do Sul-Americano Sub-20 após vencer o Uruguai por 2 a 0, em um jogo com emoção até o final, pela última rodada do hexagonal final. Só a vitória interessava, e com gols de Andrey Santos e Pedrinho, a Seleção voltou a comemorar o título que não conquistava desde 2011, com Neymar e Lucas Moura.

Comandados pelo técnico Ramon Menezes, o Brasil fez uma campanha que beirou a perfeição. Ao todo, desde a primeira fase, foram nove jogos, com sete vitórias e apenas dois empates, ambos contra a Colômbia, os donos da casa. No hexagonal final, a Seleção conquistou o título após terminar na liderança com 13 pontos, um a mais do que o Uruguai.

Leia mais: Al Ahly tem metade do orçamento do Flamengo, mas elenco vale cinco vezes menos

Mas desta vez, a campanha do título da Seleção Brasileira não contou com a participação efetiva de nenhum representante rubro-negro. Isso porque o único jogador do Flamengo no elenco foi o goleiro Kauã Santos, que não participou de nenhum jogo. No entanto, vale lembrar que Matheus França e Victor Hugo foram convocados para a competição mas não foram liberados pelo Rubro-Negro. O mesmo aconteceu com Endrick, do Palmeiras.

Portanto, o cenário é diferente do de 2011, quando o Brasil contou com boa participação de atletas do Flamengo. Em um time que contava com Neymar e Lucas Moura como protagonistas, o atacante Diego Maurício participou efetivamente da campanha, com dois gols marcados no hexagonal final. Além do centroavante, o lateral Rafael Galhardo também estava no grupo campeão.

Diego Maurício em ação no Sul-Americano Sub-20 em 2011. Foto: Cris Bouroncle/AFP

Sem jogadores do Flamengo, veja os destaques da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20

O título do Brasil no Sul-Americano Sub-20 contou com grande destaque individual de alguns jogadores, dois deles do Athletico-PR, clube que foi vice da Libertadores para o Flamengo na última temporada. Com um investimento na base bem menor do que o Mais Querido, o time paranaense emplacou o melhor goleiro e o artilheiro da competição.

Vitor Roque, atacante de 17 anos que já é titular do Athletico no profissional, terminou o Sul-Americano com seis gols em oito jogos, dividindo a artilharia do torneio com Andrey Santos. O volante, capitão do time, foi o melhor jogador da competição e marcou um dos gols da vitória contra o Uruguai.

Por fim, outro grande destaque foi o goleiro Mycael. Mais um grande nome na posição que surge no Athletico-PR, o garoto de 18 anos foi o melhor goleiro do campeonato, com direito a pênaltis defendidos contra Argentina e Colômbia.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.