Sem Flamengo, audiência da TV Globo despenca no domingo; veja os números
A TV Globo sentiu a diferença na audiência sem o Flamengo na grade de programação. A derrota para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo (19), pela 21ª rodada do Brasileirão, ficou de fora da televisão aberta e derrubou os números da emissora. De acordo com o Kantar Ibope Media, o “Domingão com o Huck” teve média de 16 pontos. Há uma semana, com o Rubro-Negro, foi de 23.
ESPECIAL: Lenda do Flamengo, Denir abre o coração e revela lado pouco conhecido de Renato Gaúcho
A emissora carioca vem usando o futebol como forma de “ajudar” o novo programa. No entanto, neste domingo, o apresentador recebeu a audiência com 14,8 pontos às 18h05. Rival na briga pelos números, o SBT registrava 8,7 no mesmo momento. A aferição diz respeito apenas ao estado do Rio de Janeiro.
Contudo, às 19h09, já com o público consolidado no programa, a Globo mantinha os mesmos 14,8, contra 11 da emissora do Sílvio Santos. O jogo contra o Palmeiras, no dia 12 de setembro, teve média de 23 pontos. Assim, Huck herdou números considerados “muito bons”. Cada ponto equivale à 49.809 domicílios e 125.721 indivíduos.
Por conta do horário do confronto entre Flamengo x Grêmio, às 20h30, a Globo transmitiu Vasco x Cruzeiro, pela Série B. Além de ficar marcado por um erro da equipe de transmissão, o jogo também não conseguiu alavancar a audiência para Luciano Huck.
TV Globo já havia pedido “ajuda” ao Flamengo
Os primeiros programa de Luciano Huck estavam contando com a “ajuda” do futebol para atrair audiência. Pensando nesse público, a Globo solicitou e a CBF alterou a data do jogo contra o Palmeiras, do dia 11 para o 12 de setembro. Antes, já havia colocado a partida da Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias na semana anterior, com a mesma estratégia.
CONFIRA: Confira os jogos de hoje na TV e demais plataformas
Dois jogos tiveram mudanças em data e horário com esse intuito. Antes marcado para 11 de setembro, às 19h, Palmeiras x Flamengo será agora no dia 12 de setembro, domingo, às 16h. Mas o confronto continuou no Allianz Parque, em São Paulo.
Entretanto, segundo o Notícias da TV, seria uma estratégia da Globo para entregar uma audiência alta para o programa a seguir, de Luciano Huck. Até o momento, os maiores índices em 2021 foram com Flamengo x Palmeiras, na primeira rodada do campeonato, em 30 de maio. Foram 23 pontos em São Paulo e 29 no Rio de Janeiro.
Em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol confirmou a alteração. O texto reafirmava que o motivo da mudança seria “ajuste na grade de programação das emissoras solicitantes”. No caso, da TV Globo e do SporTV.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes