Sem Danilo: quem pode ser o lateral-direito do Brasil na Copa do Mundo?

25/11/2022, 13:30
Lateral-direito do Brasil na Copa do Mundo, Danilo perde fase de grupos

As más notícias chegaram para o Brasil após a vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia. Apesar do ótimo jogo brasileiro, Neymar e Danilo deixaram o campo lesionados. Nesta sexta-feira (25), a CBF confirmou que a dupla só volta nas oitavas de final e não enfrenta Suíça e Camarões pela fase de grupos. A tendência é que Rodrygo seja o titular na vaga de Neymar, mas fica o questionamento: quem vai jogar como lateral-direito?

Os torcedores estão mostrando preocupação com a possibilidade de Daniel Alves atuar aos 39 anos. O lateral-direito foi o mais contestado, e talvez o único, na convocação de Tite para a Copa do Mundo. Mas o jogador não é a única opção para fazer a função. É o que explica o analista tático do MRN, Douglas Fortunato, apontando Militão como favorito para assumir a vaga.

“De forma geral, eu vejo o Militão como a melhor opção. O Danilo hoje é um lateral-direito mas muitas vezes participa da construção ofensiva do Brasil como um terceiro zagueiro. Muitas vezes precisa ter um passe qualificado para iniciar a construção. Pode até se transformar em um volante, dependendo da forma como a equipe está saindo”, explica Douglas.

Daniel Alves seria um risco por conta de seu momento ruim defensivamente

Douglas ainda diz que é preciso colocar um jogador com boa recuperação e que consiga roubar bolas para fazer a função de volante que muitas vezes é feita por Danilo quando o lateral-esquerdo Alex Sandro não sobe.

“Se o Alex Sandro está mais recuado, ele precisa ser o segundo volante ao lado do Casemiro. São funções que ele trabalha mais pelo corredor central e que precisa, principalmente, da qualidade do passe e no momento da transição, ter um bom tempo e um bom bote para se recuperar. O Daniel Alves está com esses problemas defensivos”, diz Douglas, apontando Militão como a melhor opção.

Leia Mais: Audiência: Globo bate recorde que não vinha desde 2006 com jogo do Brasil

Douglas explica em quais circunstâncias Daniel Alves deveria entrar em campo como lateral-direito.

“O Brasil foi muito bem estabelecido, teve uma ótima transição defensiva contra a Sérvia, conseguiu lidar muito bem, poucos contra-ataques da Sérvia encaixaram. O Daniel Alves seria um opção em um contexto onde precisaria ter mais posse, ser mais agressivo, ele com bola é mais agressivo que o Militão. Mas de uma maneira geral, pensando no contexto de início de jogo, o Militão. Daniel Alves seria uma opção mais de fim de jogo”, finaliza.

Fabinho já fez a função de lateral-direito

Ao contrário do que muitos pensam, Daniel Alves e Militão, zagueiro que também joga como lateral no Real Madrid, não são as únicas opções. O volante Fabinho jogou de lateral por muito tempo, até 2019, quando virou volante com o técnico Jurgen Klopp no Liverpool. O jogador daria a opção de um atleta de mais construção e também pode ser esse terceiro homem. Douglas comenta a possibilidade, mas reafirma que Militão é a peça ideal para jogar como lateral-direito do Brasil na sequência da Copa do Mundo.

“Se for para não trabalhar tanto no corredor, seria uma boa opção também. Mas eu acredito que será o Militão porque o Tite já treinou com ele como lateral”, explica.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.