Sem Alex Sandro, Filipe Luís pode improvisar jogadores na lateral

10/02/2025, 15:50
Atualizado: 10/02/2025
Cleiton, Léo Pereira e Danilo em jogos do Flamengo

Após deixar o Fla x Flu logo nos primeiros minutos, o lateral Alex Sandro passou exames neste domingo (9) e foi constatada uma lesão muscular na coxa esquerda. Ayrton Lucas assumirá a vaga no time titular enquanto o companheiro estiver em recuperação, mas a ausência obrigará Filipe Luís a "quebrar a cabeça" para definir o substituto do Camisa 6 e seguir o controle de minutagem dos atletas no Campeonato Carioca. Situação que pode resultar na improvisação de um zagueiro na função. 

Filipe reforçou que não vai colocar atletas em jogos consecutivos no Estadual, pois o objetivo é ter o elenco bem fisicamente no começo do Brasileirão. A provável titularidade de Ayrton no clássico com o Botafogo, nesta quarta-feira (12), já é um resultado do desfalque de Alex Sandro. Isso porque o Camisa 6 entrou aos 7 minutos do Fla x Flu e ficou em campo até o fim, o que significa que deve ser apenas o segundo jogador a ser titular em dois jogos seguidos desde que o elenco principal assumiu o Carioca. O outro foi Evertton Araújo, contra Portuguesa e Fluminense, justamente pela ausência de De La Cruz. 

Arsenal admite saída de Jorginho e mais 6 jogadores, diz jornal

Ainda que Ayrton Lucas comece jogando contra o alvinegro, o planejamento de Filipe Luís praticamente garante o lateral fora do clássico com o Vasco do próximo sábado (15). É nesse momento que o treinador precisará decidir se vai improvisar algum zagueiro na posição ou escalar algum jovem das categorias de base. 

Carbone participou da pré-temporada nos Estados Unidos, já desempenho a função entre os profissionais e está sendo relacionado para o Carioca quando Filipe poupa os titulares. Isso faz do jovem de 20 anos uma opção para entrar na rotação do time. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Outra possibilidade é colocar zagueiro que já tiveram a experiência de atuar na lateral esquerda. Léo Pereira e Cleiton já foram escalados na posição enquanto jogadores do Flamengo, e Danilo desempenhou todas as funções defensivas com a camisa da Juventus. Mas essas opções são para o caso do técnico escolher manter o esquema que utiliza atualmente.

Filipe pode também adotar uma formação com três zagueiros, esquema que utilizou na última temporada e já indicou ter em seu leque de variações também para 2025. 

O Flamengo vai enfrentar Botafogo, Vasco e fecha a Taça Guanabara contra o Maricá, no dia 22 de fevereiro. O mata-mata do Carioca começará logo na sequência, e a presença de Alex Sandro ainda é uma incógnita, ao menos no jogo de ida. 

Lesão de Alex Sandro 

Alex Sandro sentiu um incômodo muscular no começo do clássico com o Fluminense e logo pediu a substituição. Decisão que pode ter sido fundamental para o nível da lesão ser de grau um, possibilidade mais leve e que leva o menor tempo para a recuperação. Ainda que o Flamengo não tenha divulgado uma estimativa de retorno, atletas costumam ficar parados por pelo menos duas semanas para tratar o problema. 

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o jogador Alex Sandro realizou ressonância magnética na manhã deste domingo. O exame constatou uma lesão muscular Grau 1 na coxa esquerda. O tratamento foi iniciado logo após a substituição de Alex Sandro no clássico contra o Fluminense, ainda no início da partida", diz nota do clube. 

 

 

 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.