Seleções podem desfalcar o Flamengo em até 12 jogos em 2022

O técnico Tite divulgou a primeira lista de convocados para seleção brasileira em 2022. Assim, o Flamengo já teve seus primeiros desfalques na temporada: Gabigol e Everton Ribeiro. Além disso, o Rubro-Negro esperar perder ainda Arrascaeta e Isla para suas respectivas seleções.
Desfalque por convocações não é surpresa no Flamengo. O Mais Querido sofreu nos últimos anos com as Datas Fifa. Contudo, a tendência é que a situação continue para o ano de 2022.
Leia mais: “Impossível não ter Vinícius Jr na Copa do Mundo”, diz jornalista sobre ex-Flamengo
Em ano de Copa do Mundo, Paulo Sousa pode perder seus jogadores em até 12 jogos ao longo dessa temporada. A cúpula rubro-negra já sabe que as convocações vão tomar seis jogos do Campeonato Carioca e seis do Brasileiro.
A seleção brasileira, embora esteja classificada, não deve poupar as equipes nacionais de terem jogadores convocados para as Eliminatórias. O time de Tite tem ainda quatro compromissos pelo torneio classificatório nos dias 27/01, 01/02, 24 e 29/03. Todas as datas correspondem com períodos de jogos do Campeonato Carioca, inclusive durante as semifinais e finais da competição.
Leia mais: Flamengo confirma compra de Thiago Maia; confira os valores
Além disso, o calendário da CBF ainda prevê cinco amistosos de preparação para a Copa do Mundo. As partidas vão ocorrer nos dias 02, 12 e 14/06; e 22 e 27/09. Assim, a expectativa é que o Flamengo perca jogadores importantes durante seis rodadas do Campeonato Brasileiro.
Pensando nisso, a diretoria segue em busca de reforços. O técnico Paulo Sousa definiu que o time precisa se reforçar imediatamente nas posições de zagueiro, meio-campo e atacante de lado. Além disso, o treinador português também pediu um goleiro e um lateral-direito, esses com menor urgência. A informação é do jornalista Bruno Andrade.
Desfalques por convocações não é novidade
Embora a Fifa não permita jogos durante convocações, as federações brasileiras mantêm a realização de campeonatos durante os períodos.
Em 2021, por exemplo, o Flamengo sofreu com as convocações. Ao todo, o clube não contou com atletas convocados em dez partidas do Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Flamengo já sabe o que não avançou entre Soteldo e São Paulo
No entanto, o Rubro-Negro ainda sofreu indiretamente com as seleções, porque alguns jogadores voltaram lesionados das Datas Fifas. São os casos de Rodrigo Caio, Gabigol e Arrascaeta, que atuaram em somente 19, 18 e 14 jogos do Brasileirão, respectivamente.
A CBF chegou a prometer publicamente que as equipes com atletas convocados teriam seus jogos adiados. Entretanto, a entidade retrocedeu à decisão e desagradou os dirigentes rubro=negros.
Leia mais: Palmeiras anuncia contratação de jogador oferecido ao Flamengo
Já, em 2020, um episódio marcante foi a partida de volta da Copa do Brasil contra o São Paulo. Na ocasião, o Rubro-Negro precisou jogar sem Everton Ribeiro, Pedro e Isla contra o Tricolor e acabou eliminado da competição.
Embora não tivesse nenhum corte na seleção, o camisa 21 foi convocado após a divulgação da lista. Na época, a diretoria encarou a convocação como uma retaliação às críticas do vice-presidente Marcos Braz à CBF, dias antes do atacante ser chamado por Tite. O dirigente chegou a criticar a convocação do jogador.
“É lamentável uma competição tão importante, que a parte financeira é bem considerável. E o Flamengo ter tantos desfalques por uma convocação da detentora do campeonato. Porque a dona do campeonato, quem faz o campeonato, é a própria CBF. E ela mesmo faz as convocações. Então, até desnivela a competição na parte esportiva”, reclamou Marcos Braz.