Segundo regulamento da CBF, partidas não podem ser adiadas por conta de convocações

Mesmo contando com 5 selecionáveis no elenco principal, Flamengo depende de aval da CBF caso queira adiamento de partidas.
Igor Pedrazzi | Twitter @igor_pedrazzi
Um novo questionamento circula pelas redes sociais. Seria possível o adiamento de alguma partida do Flamengo, caso haja a convocação de 3 atletas ou mais para suas respectivas seleções? De acordo com o regulamento geral das competições organizadas pela CBF, não. Hoje, o clube tem no seu elenco o paraguaio Victor Cáceres, o colombiano Pablo Armero e o peruano Paolo Guerrero, que são figuras certas nas convocações de suas seleções. Podemos colocar nessa lista os jovens Jorge e Jajá, que aparecem com frequência entre os nomes selecionados da seleção brasileira sub 20.
No seu terceiro capítulo, que trata das disposições técnicas, o artigo 10 em seu parágrafo único é claro, conforme imagem abaixo mostra.
Ainda tratando sobre adiamento de alguma partida, um pouco mais abaixo, no artigo 19, são citados os únicos motivos que podem adiar uma partida, que são:
Nos Brasileiros dos últimos anos, tivemos casos em que a própria CBF foi contra seu regulamento, ao acatar pedidos do Santos Futebol Clube, que teve três partidas adiadas por conta de convocações, contra Botafogo, Fluminense e Grêmio, já que naquela época, Elano, Ganso e Neymar foram chamados para a Seleção principal, enquanto Danilo e Felipe Anderson foram para a Seleção sub-20.
Mas também, em alguns casos a entidade, que erroneamente já não respeita as datas FIFA, não colaborou com os clubes. Em 2012, por exemplo, o Internacional de Porto Alegre solicitou o adiamento de apenas uma partida, contra o Corinthians, visto que Leandro Damião, Forlán e Guiñazu estariam servindo as suas seleções em amistosos.
Sendo assim, chegamos a conclusão que o Flamengo tem o direito de pedir o adiamento de partidas, já que em 2015 teremos quatro jogos de eliminatórias, divididos em duas datas FIFA, provavelmente em outubro e novembro. Nesse caso, o Flamengo teria desfalques em pelo menos 4 jogos, e desfalques importantes. Cabe a quem organiza o campeonato, bom senso em acatar um possível pedido.