Saúl Ñíguez será o 4º espanhol a jogar pelo Flamengo; confira lista

Saúl Ñíguez está próximo de reforçar o Flamengo. O meia espanhol chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (22) e se apresenta no dia seguinte para assinar com o Rubro-Negro. O jogador será o quarto jogador nascido na Espanha a vestir o Manto Sagrado.
➕Saúl Ñíguez e sua história surreal: jogou 2 anos com cateter após estourar rim em campo
O Mengão teve outros três espanhóis em seu elenco na história: o goleiro José Tunel Caballero, mais conhecido como Talladas, o atacante José Ufarte - que tinha o apelido de "Espanhol" - e o zagueiro Pablo Marí.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo traz os detalhes das passagens dos jogadores pelo Flamengo, em ordem cronológica. Confira:
1º: José Tunel Caballero (Talladas) - o primeiro goleiro estrangeiro do Flamengo
Nascido no dia 1º de agosto de 1910, na Galícia, o goleiro foi o primeiro estrangeiro a defender o gol rubro-negro. Antes do Flamengo, o jogador atuou pelo Galícia da Bahia - time ligado a colônia espanhola no estado.
Talladas jogou poucos meses na Gávea: de abril a outubro de 1937. No total, o arqueiro disputou apenas 18 jogos com o Manto Sagrado.
Após o Flamengo, José Tunel Caballero atuou quatro anos no Santos e encerrou sua carreira no Jabaquara-SP.
2º: José Ufarte (Espanhol) - Garoto do Ninho
Antes de Pablo Marí, o espanhol que mais obteve sucesso pelo Flamengo foi o atacante José Ufarte - que foi apelidado com sua nacionalidade.
José Armando Ufarte Ventoso nasceu no dia 17 de maio de 1941, em Pontevedra, na Espanha. Contudo, o jogador cresceu no Brasil e começou a carreira nas categorias de base do Mengão.
O atacante estreou profissionalmente em 1961 e atuou no Flamengo até 1964. Nesse período, o atleta chegou a ser emprestado ao Corinthians.
Pelo Rubro-Negro, o Espanhol marcou 15 gols em 106 jogos e conquistou um Torneio Rio-São Paulo (1961) e um Campeonato Carioca (1963).
Campeão do Rio-São Paulo (1961) e do Carioca (1963) com o Manto Sagrado, o nosso ex-atacante José Ufarte, o Espanhol, faz aniversário hoje. Foram 106 jogos e 15 gols pelo Mais Querido. Parabéns, felicidades e SRN! #CRF pic.twitter.com/AhJsYWB65O
— Flamengo (@Flamengo) May 17, 2023
Após a Gávea, José Ufarte jogou no Atlético de Madrid, clube no qual teve maior destaque na carreira. Pelo colchonero, foram 247 partidas disputadas, 25 gols marcados, três títulos do Campeonato Espanhol e duas Copas do Rei.
O atacante foi convocado para defender a Seleção Espanhola na Copa do Mundo de 1966. Espanhol encerrou sua carreira no Racing Santander, em 1976.
3º: Pablo Marí - passagem curta, mas vitoriosa
De longe, o maior jogador espanhol da história do Flamengo - até então. Em 2019, o zagueiro reforçou a equipe de Jorge Jesus e foi crucial na conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores.
Pablo Marí entregava solidez na defesa e tranquilidade para sair jogando com a bola no pé - com destaque para seus lançamentos. No início de 2020, o jogador deixou o Rubro-Negro rumo ao Arsenal.

Apesar de curto, o casamento entre o zagueiro e o Flamengo foi bom para os dois lados. O clube, por sua vez, vendeu o espanhol por um valor muito acima do que havia pago e o jogador voltou para a Europa - para enfrentar seu primeiro grande desafio no continente.
No Arsenal, Pablo Marí não obteve tanto sucesso e foi emprestado para a Udinese e Monza, que adquiriu o defensor em definitivo na temporada 2023/2024. Em janeiro de 2025, o ex-Flamengo foi contratado pela Fiorentina.
Pelo Rubro-Negro, o jogador disputou 30 partidas, marcou três gols e distribuiu uma assistência.
Saúl Ñíguez é o novo reforço do Flamengo
O meia espanhol chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim em voo direto de Madrid às 17h45 (horário de Brasília).
Saúl fará os exames médicos na manhã de quarta (23). Com a aprovação, o meia assina por três anos e é anunciado oficialmente pelo Mais Querido.