Sem ter como alcançar Flamengo, Santos está fora da próxima Copa do Brasil

16/11/2023, 16:08
Sem conseguir mais alcançar o Flamengo no Brasileirão e conseguir vaga via Libertadores, o Santos está fora da Copa do Brasil;

O novo regulamento da Copa do Brasil vitimou mais um clube tradicional do país. Sem conseguir alcançar o Flamengo, na sexta posição do Brasileirão, o Santos está fora da competição em 2024. A equipe fez campanha ruim no Campeonato Paulista e só conseguiria a vaga através da Libertadores. Como não consegue mais atingir a pontuação do Mais Querido, terá uma competição a menos no próximo ano.

A mudança no regulamento da Copa do Brasil deu maior relevância aos campeonatos estaduais. O Campeonato Paulista tem direito a seis vagas, sendo cinco para os mais bem colocados e uma para a Copa Paulista. O Santos caiu antes mesmo da fase mata-mata. Aliás, o alvinegro praiano correu risco de rebaixamento na competição estadual.

Leia mais: Campeonato Carioca pode ser reduzido a partir de 2026

No Rio de Janeiro, os quatro semifinalistas (Fluminense, Flamengo, Vasco e Volta Redonda) garantiram vaga para a Copa do Brasil. O Botafogo, que venceu a Taça Rio, também disputará a competição.

O Olaria ficou com a vaga através da Copa Rio. Com o título da Libertadores do Flu e as possíveis classificações do Mengão e do time de General Severiano ao torneio continental, devem abrir mais três vagas para cariocas.

Entenda o novo regulamento da Copa do Brasil

Para 2024, a CBF acabou com a distribuição de vagas da Copa do Brasil via ranking. Assim, 80 das 92 equipes que vão disputar a competição irão entrar através dos campeonatos estaduais em 2024. As outras 12 vagas vão aos classificados à Libertadores, campeões de Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B, e se necessário, clubes da Série A.

Neste ano, o Santos ainda participou da competição através do ranking, já que terminou o Brasileirão do ano passado na 12ª posição, se classificando apenas à Sul-Americana. O presidente do alvinegro praiano, Andres Rueda, disse em junho que confiava que o Santos participaria da competição via um convite da CBF para o clube.

No entanto, o regulamento da Copa do Brasil não prevê a entrada de clubes por convite. Das seis vagas da Federação Paulista, cinco foram para os clubes de melhor colocação no Campeonato Paulista, enquanto a última vaga ficou com a Portuguesa Santista. A Briosa venceu a Copa Paulista e garantiu a vaga na competição nacional.


Partilha
Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.