De herói a esquecido. Esse é o roteiro de Santos no Flamengo. Depois de ser peça-chave nos títulos de 2022, o goleiro vive provavelmente seus últimos dias na Gávea. E nesta terça-feira (21), Santos completa seis meses sem jogar.
O dia 21 de maio marca a última vez em que Santos defendeu o Flamengo. Naquele dia, o Rubro-Negro venceu o Corinthians no Maracanã. Depois, o experiente goleiro deu lugar ao jovem Matheus Cunha. Rossi assumiu o posto apenas em setembro. E Santos perdeu ainda mais seu espaço.
Leia mais: Rossi cita ajustes de Tite e faz promessa para torcida do Flamengo
O Flamengo buscou Santos após o goleiro fazer história pelo Athletico. Se tornou ídolo por lá. Na Gávea, Diego Alves e Hugo Souza eram utilizados no gol. Mas ambos apresentavam problemas. Alves tinha lesões frequentes, e Hugo acumulava erros comprometedores que irritavam a torcida. No intuito de resolver esse problema, o Flamengo contratou Santos já em abril.
O paraibano conquistou sua vaga sem dificuldades. Após a estreia, no dia 13, não largou mais a titularidade. Santos se destacava pela agilidade e frieza. Era o goleiro que defendia as bolas mais difíceis e sequer cedia rebotes.
Um dos lances que comprovam essa característica do arqueiro é na final da Libertadores. Contra o Athletico, seu ex-clube, Santos defende uma falta precisa de Terans nos minutos finais. Garantiu o placar de 1 a 0 e foi campeão, sendo decisivo assim como durante toda a temporada.
Mas Santos iniciou 2023 de uma forma diferente. Caiu de produção e prejudicou o Flamengo com erros em jogos importantes. Com a chegada de Jorge Sampaoli, o goleiro perdeu sua vaga cativa. Atualmente, Santos é uma das últimas opções no gol rubro-negro. No auge dos seus 33 anos, o arqueiro está em busca de um novo clube onde possa ter espaço para jogar.
Três times brasileiros já tentaram comprar Santos
Como a situação de Santos não é recente, na última janela alguns clubes já demonstraram interesse no jogador. No Brasil, Athletico, Bahia e Grêmio sondaram o goleiro.
O Athletico alimentava o sonho de levar o ídolo de volta para casa. Mas para isso, precisava fazer caixa com a venda de Bento para a Europa. A negociação não se concretizou, e por isso, o time paranaense saiu de cena.
Já com o Bahia e o Grêmio, nada foi para a frente. E na próxima janela, o time nordestino deve sair da briga por Santos. O Bahia tem altas chances de cair para a Série B, e caso isso se confirme, será inviável desembolsar um alto valor para ter o goleiro.
O Flamengo investiu R$ 17,5 milhões para ter Santos, em um contrato até 2025. Pelo período de inatividade, o Transfermarkt avalia o paraibano em pouco mais de R$ 10,6 milhões. Ciente que Santos dificilmente voltará a ter espaço, a tendência é que a diretoria descarte jogo duro para negociar o arqueiro em 2024.