Quem é Santiago Ocampos, opção para lateral nas finais do Carioca
Na quinta-feira (28), Tite tomou conhecimento de mais um desfalque para a final do Campeonato Carioca que acontece neste sábado (30), contra o Nova Iguaçu. Wesley sofreu uma lesão no adutor da coxa direita e não vai para o jogo. Com isso, Santiago Ocampos vira uma opção para Tite no setor.
O lateral paraguaio chegou ao Flamengo em 2022, depois de se destacar nas bases do Sportivo Luqueño (PAR) e Juventus (ITA), além do time profissional israelense Beitar Jerusalem. Na época, Ocampos foi contratado para reforçar o Sub-20.
➕ Flamengo recusou R$ 43 Mi da Atalanta por Fabrício Bruno
Santiago Ocampos era um grande desejo do scout da base do Flamengo. E quando enfim foi contratado, não demorou para se adaptar. Em setembro de 2022, ele marcou um golaço de falta pela Copa do Brasil Sub-20, que viralizou nas redes sociais. Relembre:
Santiago Ocampos passou um ano parado
Mostrando um bom futebol pelo Flamengo, Santiago Ocampos acabou sofrendo uma grave lesão em outubro do mesmo ano. Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e precisou passar por uma cirurgia para tratar o problema.
A recuperação da lesão foi demorada. O lateral ficou um ano longe dos gramados, retornando apenas em outubro de 2023. Além disso, ao voltar, Santiago já estava com 21 anos. Ou seja, tinha estourado a idade máxima para atuar na base.
Estreia no profissional
A primeira oportunidade de Santiago Ocampos no “time profissional” foi no começo de 2024, só dois anos depois da sua chegada ao Flamengo. O paraguaio foi titular no empate com o Nova Iguaçu em 1 a 1, e jogou 23 minutos contra a Portuguesa-RJ. Vale lembrar que, na ocasião, quem comandava o time era o técnico Mário Jorge, do Sub-20. Tite estava com o elenco principal nos EUA realizando a pré-temporada.
Último ano de contrato do paraguaio
Hoje com 22 anos, e com contrato se encerrando em dezembro, Santiago precisava ganhar minutos para mostrar serviço ao Flamengo. A oportunidade perfeita deve ser contra o Nova Iguaçu, diante da lesão séria de Wesley. Na lateral-direita, Tite conta apenas com Varela, já que Matheuzinho foi vendido. Ocampos surge como um possível reserva para a final do Carioca.