Sampaoli nega, mas Baresi reafirma: “No próximo dia 08, podem anunciá-lo”

A notícia de que o treinador da seleção chilena pode treinar o Flamengo, balançou o mundo do futebol nesta terça
Wallim Vasconcellos movimentou o noticiário rubro-negro ao anunciar um acerto com o técnico Jorge Sampaoli, atualmente dirigindo a seleção chilena, dividiu a opinião dos rubro-negros. A Chapa Azul de Eduardo Bandeira de Mello ao que tudo indica já tem seu treinador apalavrado também, caso continue no comando. Parte da torcida aposta que o argentino é o melhor nome possível para o Fla, mesmo levando em conta um custo alto com a contratação. E outra parcela enxerga que o momento é de trazer Muricy, um técnico com fama disciplinadora e que já estaria mais ambientado ao ambiente brasileiro.
Sobre a negociação com Sampaoli, Wallim informou ter viajado para o Chile em setembro onde reuniu-se e deixou tudo acertado com Sampaoli. Em apresentação na Zona Sul do Rio está tarde o candidato justificou o possível investimento e interesse no treinador.
“Ele evoluiu muito seu trabalho, levando times limitados a terem resultados expressivos. Então o que a gente imagina é que um técnico vitorioso quer continuar da mesma forma. Ele também pode ser um grande motivador do trabalho dos jogadores. É importante dizer que quando eu estive lá, no dia 14 de setembro, ele já sabia como jogava cada um, do profissional e do sub-20. Já havia estudado o time e ainda falou sobre cinco jogadores da base com muito potencial, inclusive citou o Jajá. Isso é o que nos chama mais atenção no trabalho dele, é um técnico estudioso. Não que eu não goste do Muricy, inclusive, a gente ganhando a eleição, vai ser um favor pra ele, porque se ele conversar com o Cristóvão e o Oswaldo sobre como é trabalhar com aquela turma que esta lá, ele não vai aguentar nem dois meses.”
Sampaoli nega acordo e diz: “Não conheço esse senhor”
Com o decorrer das especulações ao longo da tarde, Sampaoli concedeu entrevista à rádio chilena Teletrece. Quando questionado sobre a possível vinda para o Brasil, respondeu:
“Não sei... Pode ser algum interesse político ligado a uma eleição. Não conheço este senhor, não sei quem é. Não tenho representante (no Brasil). Ninguém me representa hoje, quem me representa sou eu. Não tenho nenhum acordo firmado com eles, não tem nenhuma verdade. Não tenho nenhuma intenção. É um acordo impossível.”
Gelson Baresi confirma acordo
Gelson Baresi, ex-zagueiro do Fla que esteve na campanha do pentacampeonato brasileiro e apontado por Wallim como o representante do treinador argentino, embora o mesmo tendo dito que ninguém o representava, também foi procurado para dar esclarecimentos sobre o possível acordo com a Chapa Verde. Em entrevista ao programa Expediente Futebol do canal Fox Sports, no fim da tarde desta terça declarou:
“Nós já temos uma autorização desde 2011, e já tentamos trazer o Jorge Sampaoli para o futebol brasileiro, porque naquela ocasião já entendíamos que o método de trabalho dele ajudaria não só a instituição que ele estaria defendendo, como o futebol brasileiro num todo. Acabou tendo sucesso na La U (Universidad de Chile) e na seleção chilena. Hoje deu uma declaração infeliz, porque entendemos que ele ainda tem um contrato com a seleção. Como todo mundo sabe da turbulência que vive a federação chinela, em questão da renúncia do presidente que o contratou e
da eleição no dia 04 que apontará o novo presidente. Mas reafirmo que ele fez um acordo conosco, e reafirmo tudo o que o Wallim relatou. Caso ocorra a eleição da Chapa Verde, ele poderá ser anunciado no próximo dia 08. Isso foi uma conversa que tivemos em agosto e ele demonstrou interesse, entendendo que o futebol do Flamengo precisaria não só de um treinador, como de uma pessoa que pudesse entender e estudar todas as categorias de base do Clube, com sua metodologia. No dia 14 de setembro nós fomos ao Chile e tivemos essa reunião com Sampaoli, que foi bastante proveitosa e durou cerca de três horas. Nesta reunião estava eu, Wallim, BAP, Sampaoli, uma assistente dele, meu sócio Flávio, e Gabriel, nosso interlocutor. Foi apresentado o projeto pelo treinador para o Flamengo, caso o Wallim fosse eleito, envolvendo jogadores do profissional e do sub-20, mas nada foi falado em relação a valores.”
Questionado sobre a surpresa da declaração feita por Sampaoli à imprensa chilena, Baresi disse que entende a situação delicada do treinador, mas que o mesmo exagerou na tentativa de defesa, principalmente quando disse que não os conhecia, e que se sente chateado.
“Eu fico chateado, porque as pessoas me conhecem muito bem dentro do futebol e agora parece que estou inventando. Tudo tem um fundamento. Precisamos dar detalhes que não eram para serem ditos por conta dessa declaração dele mesmo.”
Gelson disse ainda, que entrará em contato com Sampaoli pedindo explicações sobre o ocorrido e garante que no próximo dia 08 tudo será devidamente esclarecido.