Sampaoli é o segundo treinador argentino da história do Flamengo

15/04/2023, 10:27
Anunciado na noite desta sexta-feira, Jorge Sampaoli é o novo técnico do Flamengo. O ex-Sevilha é o 15º treinador estrangeiro do clube

Anunciado na noite desta sexta-feira, Jorge Sampaoli é o novo técnico do Flamengo. O ex-Sevilha é o 15º treinador estrangeiro da história do clube, assumindo depois de um trabalho decepcionante do também estrangeiro Vitor Pereira. Apesar disso, Sampaoli é o segundo treinador argentino a passar pelo Mais Querido.

Sampaoli é, também, o primeiro argentino em quase 60 anos. O primeiro e, até então, único, foi Armando Renganeschi. O treinador assumiu em 1965 e ganhou o Campeonato Carioca daquele ano. O argentino deixou o clube em 1967, sendo o 10º treinador com mais jogos pelo clube, com 127 jogos. Renganeschi é também o segundo estrangeiro com mais jogos, atrás apenas de Fleitas Solich com 276 jogos.

Leia também: Alô, Flamengo! O aproveitamento de Sampaoli no futebol brasileiro

Poucos treinadores estrangeiros no Flamengo obtiveram sucesso

Desde a saída de Jorge Jesus, nenhum treinador, principalmente entre os estrangeiros, conseguiu repetir ou aproximar dos feitos de 2019. O único que chegou perto nos quesitos futebol apresentado e títulos, foi o brasileiro Dorival Júnior. Sampaoli é o 4º treinador estrangeiro desde a saída do português.

Os outros três não conseguiram nem chegar aos 70% de aproveitamento antes de deixar o clube. Domènec Torrent comandou a equipe por apenas 23 partidas, e ficou marcado pela goleada humilhante sofrida pelo Indepiendente Del Valle na Libertadores, em 2020. Paulo Sousa deixou o Flamengo a 1 ponto da zona de rebaixamento e Vitor Pereira acumulou vexames, principalmente contra Fluminense e Al-Hilal, e comandou a equipe por apenas 12 jogos.

O mais vitorioso estrangeiro, com exceção de Jorge Jesus, foi Fleitas Solich. O paraguaio é o segundo treinador com mais partidas pelo Mais-Querido e comandou o Flamengo no seu segundo Tricampeonato Carioca, nos anos de 1953-54-55.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.