Sampaoli deixa Flamengo com pior ataque dos últimos anos como marca; veja comparação
O Flamengo oficializou a demissão do técnico Jorge Sampaoli cinco meses após a contratação e 39 partidas. Rodeado de expectativa ao chegar, o argentino não desempenhou um bom trabalho com elenco e deixa o Rubro-Negro com os piores números entre os treinadores dos últimos quatro anos.
Desde a saída de Jorge Jesus, o Flamengo já teve sete treinadores diferentes e passou por diversos problemas em campo e fora. O time de Sampaoli é o pior em eficiência em gols por partida (1,62), está entre os piores aproveitamentos (60,6%) e apresentou índice mediano em gols sofridos por jogo (1,05).
Leia mais: Filipe Luís topa jogar em 2024, mas deixa decisão com o Flamengo
Quem mais obteve sucesso com questão de aproveitamento e gols por jogo foi Renato Gaúcho, que passou pelo clube em 2021. O treinador chegou à final da Libertadores com o Fla, no entanto, assim como Jorge Sampaoli, deixou o Rubro-Negro sem conquistar títulos.
Outros nomes que conseguiram um aproveitamento melhor do que Sampaoli foram Domènec Torrent, Paulo Sousa e Dorival Júnior. Assim, os únicos que ficaram abaixo da marca de 60% foram Rogério Ceni e Vitor Pereira. Entretanto, vale ressaltar, que Rogério foi quem passou mais tempo no comando da equipe.
Aliás, o ex-goleiro e Dorival Júnior foram os únicos que conseguiram levantar taças com o Mengão nos últimos anos. Dos sete treinadores que a diretoria contratou, apenas dois conquistaram títulos e os outros quatro terminaram antes do previsto. Confira a comparação dos números dos treinadores do Flamengo:
Média de gols feitos:
- Renato Gaúcho: 2,35
- Vítor Pereira: 2
- Rogério Ceni: 1,91
- Paulo Sousa: 1,84
- Dorival Júnior: 1,79
- Domènec Torrent: 1,75
- Jorge Sampaoli: 1,62
Média de gols sofridos:
- Dorival Júnior: 0,81
- Renato Gaúcho: 0,86
- Paulo Sousa: 0,91
- Jorge Sampaoli: 1,05
- Rogério Ceni: 1,22
- Vítor Pereira: 1,33
- Domènec Torrent: 1,5
Aproveitamento dos treinadores do Flamengo:
- Renato Gaúcho: 72%
- Dorival Júnior: 66,6%
- Paulo Sousa: 66,6%
- Domènec Torrent: 64%
- Jorge Sampaoli: 60,6%
- Rogério Ceni: 59,2%
- Vítor Pereira: 57,4%
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.