Sampaoli dá passo importante para unificar trabalho da base no profissional

19/06/2023, 20:16
Nesta segunda-feira, Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, deu passo importante para unificar trabalho da base com o profissional

Nesta segunda-feira, o Flamengo fez um movimento importante para alinhar os trabalhos da base com o profissional. O técnico Jorge Sampaoli, David Luiz e Filipe Luís visitaram a categoria de base do Flamengo. O treinador argentino promoveu uma palestra, na qual pôde mostrar às jovens promessas do Flamengo mais sobre suas ideias de jogo.

Além disso, Sampaoli também comandou um treino, em que conseguiu mostrar aos Garotos do Ninho as suas ideias de jogo de uma maneira mais prática. Tanto David Luiz como Filipe Luís também estiveram durante o treinamento de Sampaoli com a base. Os jogadores do profissional também acompanharam a palestra do argentino e conversaram de maneira mais informal com os jovens ao longo da visita.

Leia também: Flamengo tira coordenador de captação de base do Atlético-MG

No final do treino, David Luiz e Filipe Luís falaram com os atletas do sub-15. “O maior dom que um jogador/pessoa pode ter, é a capacidade que ela tem de aprender. Então, ‘Eu quero aprender!’, isso faz a diferença. Eu garanto pra vocês: se vocês tiverem a capacidade e a curiosidade de ficar aprendendo sempre, vocês não vão parar nunca” afirmou Filipe Luís.

Sampaoli também falou com os atletas após o treino. “Uma experiência única para mim. Treinar com os jovens e trasladar minha experiência é muito gratificante para mim. Esta foi a primeira (vez) e não será a última, porque isto fala sobre uma identidade do clube” confidenciou o treinador.

Flamengo detalhou trabalho de potencialização de talentos da base

Recentemente, através do canal da Fla Tv no Youtube, o Flamengo mostrou um pouco de um importante trabalho realizado na base. O Programa de Desenvolvimento Individual trabalha as partes tática, física, mental e técnica. O projeto é voltado em potencializar atletas do sub-15, sub-16, sub-17 e sub-20.

O coordenador do PDI, Hélio Fleischhauer, explica que o trabalho do PDI é em conjunto com as comissões técnicas, ou seja, os profissionais passam para Hélio as necessidades de cada atleta que está no PDI. Então, Hélio trabalha em cima das necessidades destes atletaas. Por fim, Hélio cita o exemplo de Lorran, atleta sub-17 que compete no sub-20. Lorran tinha dificuldades com uso da perna não dominante, mas depois do PDI, marcou seu primeiro gol no profissional e diversos outros com a perna ruim.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.