O técnico Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo em abril após a demissão do português Vitor Pereira. Sob comando do técnico argentino, o Mengão está invicto há nove jogos e emplacou três vitórias consecutivas. De acordo com o jornalista Igor Siqueira, do UOL, Sampaoli montou estratégia para acelerar a evolução da equipe.
Em participação no programa “De Primeira”, o jornalista informou que o treinador intensificou a utilização de vídeos no dia a dia. Assim, o aumento do “tempo de tela” dos atletas é um dos principais fatores da evolução no esquema do novo comandante.
Leia mais: Flamengo x Grêmio: como ganhar um par de ingressos para o clássico (11/6/23)
Em função do calendário apertado, Jorge Sampaoli tem pouco tempo para treinar o elenco durante a semana. Dessa forma, utiliza os vídeos para suprir a lacuna de treinos. Na últimos 13 dias, por exemplo, o Flamengo disputou quatro partidas.
Segundo Igor Siqueira, o elenco do Flamengo destaca a importância de assistir os vídeos para entender exatamente o que o treinador deseja que o time realize em campo. O jornalista informa que o capitão Everton Ribeiro elogiou o método do treinador.
“Everton Ribeiro explicou que é um grupo que gosta muito de informação, e cada vez mais o Sampaoli tem mostrado vídeos para esse entendimento de comportamento, de não correr errado, ter paciência com a bola no pé, girar um pouco mais, se defender com a bola. O pedido é que haja essa paciência, e isso é mostrado para os jogadores em vídeo. Por mais que o Flamengo não esteja tão vistoso ainda, a gente sabe que tem um processo de evolução, mas parte dessa construção do trabalho do Sampaoli, que está em curso ainda, se deve a esse aumento de tempo de tela.”, disse o jornalista.
Sampaoli ainda não repetiu time titular do Flamengo
Nesta quinta-feira (8), o Flamengo venceu o Racing por 2 a 1 em jogo válido pela Libertadores da América. A partida foi a 15ª de Jorge Sampaoli no comando do clube e marcou um fato curioso: foi a 15ª escalação diferente do treinador.
No entanto, vale ressaltar que não é uma surpresa. Afinal, Sampaoli tem por característica mudar jogadores em função dos adversários. Além disso, o treinador tem atletas com problemas de lesão ou longe do condicionamento físico ideal.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.