O Flamengo enfrenta muitas dificuldades em 2024 por conta das lesões. Mas chamou a atenção que dessa vez, o prejudicado foi Michael, que deixou o campo contra o Bahia na noite da última quarta-feira (29) sentindo dores musculares na posterior da coxa. A lesão é a mesma que a de outros jogadores, como Pedro, Gabigol e Nico de la Cruz.
No entanto, Michael acabou de chegar, estreando pelo Flamengo com gol diante do Red Bull Bragantino. Contra o Bahia, começou no banco, entrando no segundo tempo e se lesionando com apenas dez minutos em campo. Isso levou o MRN a levantar a minutagem de Michael pelo Al Hilal na temporada passada, antes de vir ao Mengão.
➕Copa do Brasil: Michael é a única contratação do Flamengo que poderá atuar nas quartas
Foram 52 jogos, de acordo com o site OGol, além dos treinos pesados de Jorge Jesus que o torcedor rubro-negro já conhece bem. Em 47 oportunidades, Michael jogou como titular. Ao todo, o jogador atuou por 4064 minutos.
Para se ter ideia do desgaste total, Pedro, no ano passado, contabilizando com os jogos pela Seleção Brasileira, atuou por 4151 minutos, quantidade muito parecida com a de Michael. Outro importante jogador do elenco, Arrascaeta teve ainda menos minutos do que Michael: 3930 em 2023.
Michael jogou apenas dois jogos em 2024/25
A longa temporada 2023/24 se encerrou no final de maio para Michael no Al Hilal. Portanto, o jogador teve três meses para descansar. Mas ainda deu tempo de jogar duas partidas pelos árabes em agosto.
Michael atuou no empate por 1 a 1 contra o Al Ahli no dia 13. No dia 17, ele esteve em campo na vitória por 4 a 1 sobre o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, se despedindo com o título da Supercopa Saudita uma semana antes de estrear pelo Mengo.
Foram mais 90 minutos em cada um dos jogos. Ou seja, somando com os da temporada anterior, dá para dizer que Michael jogou 4244 minutos pelo Al Hilal antes de voltar para o Ninho do Urubu, do ano passado para cá.
Michael, portanto, já estava na ativa e a entrada contra o Bahia culminou no seu quarto jogo oficial na temporada, com uma desgastante viagem da Arábia Saudita para o Brasil de uma partida para outra.
Tite diz que não era para jogador atuar durante toda a partida contra o Bragantino
Em coletiva de imprensa, o técnico Tite fez uma importante revelação. Após falar sobre o problema das frequentes lesões, ele admite que Michael jogou além da conta em sua estreia. Contra o Bragantino, o jogador deveria ter saído antes. No entanto, a quantidade de baixas da equipe fez com que Michael precisasse seguir em campo durante os 90 minutos.
“Talvez não tenhamos tempo o suficiente para falar a respeito. Talvez em off, em outro momento, a gente possa falar, o quanto isso influencia em todo o trabalho e o quanto se trabalha em função disso em diferentes funções para que a gente possa tomar a decisão sem expor o atleta para a saúde. Mas inevitavelmente acaba acontecendo. E dói. Precisamos do Michael porque nós não tínhamos (mais jogadores), aí ele jogou o jogo todo. Não era para jogar o jogo todo. Mas veio, com boa vontade, e foi decisivo”, inicia Tite.
O técnico do Flamengo ainda encerra a declaração mostrando tristeza por já perder Michael depois de um início tão bom no clube.
“Um jogador decisivo e você perde na sequência. A gente tenta controlar, tomar a decisão, tenta preservar ao máximo, mas é duro”, completa o técnico.