Ruy Castro dá sugestão para combate ao racismo no futebol

25/02/2023, 14:13
Vinícius Júnior vem sofrendo racismo no Real Madrid

O racismo no futebol não é novidade, mas tem sido pauta recorrente nos últimos meses com a ascensão de Vinícius Júnior. Alguns invejosos espanhóis estão mostrando sua verdadeira face em jogos contra o Real Madrid, insultando o Garoto do Ninho e colocando todo o seu preconceito para fora. O jornalista e escritor Ruy Castro escreveu sobre o momento publicado em blog na Folha: ‘Arquibancadas racistas’.

O renomado biógrafo, autor de livros do Flamengo como ‘o vermelho e o negro: pequena grande história do Flamengo‘, citou o caso de Vinícius Júnior e deu uma ideia para o combate ao racismo no esporte em geral. Ruy entende que no ocorrido durante uma partida, ela não deveria continuar acontecendo normalmente.

Leia Mais: ‘Bola de ouro’; torcida do Liverpool se rende a Vinícius Júnior

“Como impedir que o racismo continue a envenenar o futebol? Tenho uma ideia, não sei se prática. Assim que se ouvisse uma ofensa contra um jogador, em qualquer país, o juiz paralisaria a partida. Cada jogador se imobilizaria onde estivesse. A paralisação seria por quanto tempo levasse para se identificar o racista ou racistas na arquibancada. Ela simbolizaria a revolta da categoria contra a agressão a um colega”, sugere o jornalista.

No entanto, ele entende que em alguns momentos isso poderia atrapalhar uma equipe em questão, que não deveria ser prejudicada. Por isso, Ruy continua: “Talvez o time do jogador agredido estivesse a pique de marcar um gol e fosse prejudicado pela paralisação. Nesse caso, o juiz marcaria pênalti contra o time agressor. OK, foi só uma ideia”.

Comovido com a situação de Vinícius Júnior, Ruy se incomoda com reação errônea do mundo do futebol

Na imprensa, muito se discute sobre o racismo no futebol. Mas falta a reprovação total dos jogadores. Ruy Castro entende que os profissionais não sentem a empatia que deveriam sentir por pelo cria do Mengão quando isso acontece.

“Mas o pior silêncio, para mim, é o que vem dos colegas de profissão de Vinícius. Eles não se dão conta de que o insulto atinge a essência do próprio futebol, já que todos os grandes clubes do mundo têm jogadores negros”, complementa.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.