Russos querem ressarcimento do Flamengo por contratação de Varela
O Flamengo vai encarar uma briga jurídica internacional. É o que conta o jornalista do UOL Marcel Rizzo. Segundo o colunista, os principais clubes russos enviaram recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, pedindo a nulidade da regra feita pela Fifa que suspende o contrato de atletas unilateralmente por preocupação com segurança devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Ao mesmo tempo, os russos querem ressarcimento da Fifa e das equipes de outros países que usarem esses jogadores — pelo regulamento as saídas são sem custo. Rizzo apurou que ao menos dois clubes brasileiros receberão as cartas do TAS: o Corinthians, que contratou o zagueiro paraguaio Balbuena, e o Flamengo pela aquisição do lateral uruguaio Varela. Ambos tinham contrato com o Dínamo Moscou.
Leia Mais: Fenerbahçe pode devolver Gustavo Henrique ao Flamengo; entenda
Acordos de empréstimo em que os russos negociaram diretamente com os brasileiros, como do Corinthians com o Zenit por Yuri Alberto, do Flamengo com o Spartak por Ayrton Lucas e do Inter com o Krasnodar por Wanderson não entram na demanda.
Russos consideram medidas da Fifa duras demais
Os russos consideram a regra estabelecida pela Fifa injusta. No fim de junho, a entidade máxima do futebol estendeu até junho de 2023 o anexo no regulamento que prevê que profissionais que atuem em clubes da Ucrânia e da Rússia, países em conflito armado desde o início do ano, possam suspender seus contratos e fechar com qualquer equipe no mundo. No caso dos ucranianos é preciso ter o aval do clube, mas no dos russos a decisão pode ser unilateral.
Representantes dos clubes russos entendem que, diferentemente da Ucrânia, onde a guerra está sendo travada, não existe falta de segurança aos jogadores na Rússia. Além disso, o campeonato local acontece normalmente.
Para finalizar, o jornalista do UOL entrou em contato com advogados brasileiros especialistas em direito desportivo. Consultados pela coluna, eles acham difícil a demanda dos clubes russos surtir efeito no tribunal arbitral.
Os especialistas concordam que dificilmente o Flamengo irá ser penalizado judicialmente, e que, se houver alguma questão será entre os clubes russos e a Fifa. Além disso, lembraram que o TAS recentemente analisou, e rejeitou, por exemplo, reclamações russas sobre a exclusão da Copa do Mundo e competições europeias.
Além de terem que ceder seus atletas que quiserem sair, os clubes russos foram proibidos por Uefa e Fifa de disputarem torneios internacionais. O mesmo, aliás, ocorre com as seleções do país, em todos os níveis.