Rumo ao Tetra! Saiba que clubes vão jogar a Libertadores 2023 com o Flamengo

14/11/2022, 21:22
Gabigol com troféu após o Flamengo conquistar a Libertadores

O Flamengo vai jogar a sua 19ª Copa Libertadores da América em 2023. Atual campeão, o Rubro-Negro vai em busca do inédito tetracampeonato, pois nenhum outro clube brasileiro possui. Das 47 vagas, 45 já estão preenchidas. Vamos descobrir quem vai estar na maior competição das Américas.

O Brasil é o país campeão de clubes participantes, pois conta com oito equipes. Seis delas entram direto na fase de grupos, enquanto duas jogam a partir da segunda fase de mata-mata antes da fase de grupos. Com o fim do Campeonato Brasileiro, todas as vagas se definiram.

Leia Mais: FERJ decide usar mandos das finais do Estadual para punir rebeldia de Flamengo e Fluminense

Estão classificados Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG (fase preliminar) e Fortaleza (fase preliminar). Como o atual campeão, o Flamengo será o cabeça de chave do Grupo A.

A Argentina é o país com o segundo maior número de vagas na Libertadores 2023. Serão seis times do país portenho. Os gigantes Boca e River puxam a fila, mas que tem também os tradicionais e campeões Racing e Argentino Juniors. Com menos tradição, representam a Argentina o Patronato, mas também o Huracan.

Brasil mais uma vez é o país com mais participantes

Alçado recentemente à condição de terceira força do continente, o futebol do Equador terá cinco representantes na Libertadores 2023. Finalistas no passado, O Independiente Del Valle e o Barcelona de Guayaquil são os mais conhecidos, mas a lista se completa com Aucas, Universidad Católica e El Nacional.

A partir dai, os demais sete países têm quatro vagas cada um, mas nem todas para a fase de grupos. Alguns clubes têm nomes curiosos, como o Curicó Unido (Chile), Boston River (Uruguay) e Carabobo (Venezuela). Veja os clubes que completam a lista. A Colômbia ainda precisa definir duas vagas.

Bolívia (quarto equipes): Bolívar, The Strongest, Always Ready e Nacional Potosí

Chile (quatro equipes): Colo-Colo, Ñublense, Magallanes e Curicó Unido

Colômbia (quatro equipes)*: Atlético Nacional e Millionarios

Paraguai (quatro equipes): Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Nacional

Peru (quatro equipes): Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal e Sport Huancayo

Uruguai (quatro equipes): Liverpool, Nacional, Deportivo Maldonado e Boston River

Venezuela (quatro equipes): Metropolitanos, Monagas, Carabobo e Zamora

Conmebol já definiu calendário da Libertadores

A Copa Libertadores 2023 já tem datas definidas para todas as fases até a final, marcada para 11 de novembro, mas ainda sem sede definida. Até o início da fase de grupos, o número de participantes vai cair de 47 para 32. Serão nove meses de jogos até o campeão levantar a taça.

A primeira fase preliminar acontece em oito e 15 de fevereiro. A segunda fase preliminar acontece em 22 fevereiro de primeiro de março. A terceira fase preliminar está marcada para oito de março e 15 de março. Depois disso, será a hora da fase de grupos.

Os 32 clubes vão jogar seis rodadas dentro dos oito grupos nomeados de A a H. O Flamengo será o cabeça de chave do grupo A. A fase de grupos inicia em cinco de abril e termina em 28 de junho. Os 16 classificados vão para as oitavas de final. O sorteio das chaves acontece em cinco de julho.

A fase de mata mata inicia na semana de 19 de julho, com os jogos de volta na semana de 26 de julho. Em seguida, serão disputadas as quartas de final , nas semanas de 23 e 30 de agosto. As semifinais acontecem nas semanas de 27 de setembro e quatro de outubro.


Partilha