Rumo ao tetra: relembre as três vezes que o Flamengo conquistou a Copa do Brasil
O Flamengo faz sua estreia na Copa do Brasil 2022 neste domingo (01), às 18h (Horário de Brasília), no Estádio Albertão, no Piauí. O time viaja neste sábado (30) para Teresina, e segundo a assessoria do clube, a chegada do Mais Querido está prevista para 16h50. O clube entra na terceira fase da competição, por conta de sua participação na Libertadores, onde a equipe está 100% até então.
Busca o tetracampeonato, o Mundo Rubro Negro resolveu relembrar as outras três vezes que o Rubro-Negro levantou a taça da copa nacional.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Títulos do Flamengo na Copa do Brasil
1990
O Mais Querido venceu pela primeira vez logo na segunda edição da competição. A final foi contra o Goiás, e o zagueiro Fernando marcou o gol que deu a vitória por 1 a 0 no jogo de ida. Mas a final seria decidida no Serra Dourada, casa do Goiás, onde a partida terminou empatada sem gols e o Mais Querido levou o título pela vitória no primeiro jogo da final.
2006
O clássico dos milhões foi o grande jogo da decisão em 2006, sendo a primeira final do torneio decidida entre dois clubes no mesmo estado. O clássico entre Flamengo e Vasco foi eletrizado, e o Mais Querido proporcionou ao rival mais um de seus vice-campeonatos.
O título ficou na mão do Flamengo logo no jogo de ida, quando o Mengão levou a melhor ao vencer por 2 a 0, com gols de Obina e Luizão. O jogo de volta teve gol de Juan, e a vitória por 1 a 0 decretou o título flamenguista com 3 a 0 no placar agregado.
2013
O tricampeonato em 2013 foi especial. O Flamengo saiu da fila de alguns anos sem títulos de nível nacional. Tirando o Brasileirão 2009, quando o Flamengo não vencia o Campeonato Nacional há 17 anos, o último título grande havia sido a Copa do Brasil 2006, excluindo os Estaduais. Por isso, comandados por Jayme de Almeida e com um time mediano no papel, mas com raça, a equipe de 2013 conquistou seu espaço no coração dos rubro-negros.
Com Hernane Brocador e Paulinho, o clube eliminou o Cruzeiro, um dos melhores times do Brasil na época, e a final foi contra o Athletico. Fora de casa, com gol de Amaral, o Flamengo empatou na ida, mas no Maracanã, o Mengão resolveu a parada.
Elias abriu o placar para o Mais Querido e Hernane fez o segundo para sacramentar o tricampeonato flamenguista no Maracanã.