O Flamengo perdeu oito dos últimos 12 jogos para o Fluminense, vencendo apenas dois. A fase no clássico não é boa, mas a receita do insucesso é repetitiva. Se pegar essas derrotas, percebe-se que o roteiro é quase sempre igual: o time começa bem, domina o jogo e em algumas ocasiões até abre o placar, mas não mata o clássico, cai de produção e sofre o gol da derrota na reta final.
Foi assim com o gol de Pirani aos 40 minutos do segundo tempo, deixando o Flamengo sem forças para reagir, assim como o gol de Nathan, perto da mesma minutagem no Brasileirão 2022. Gabigol até diminuiu depois, mas os tricolores já estavam em vantagem.
Leia Mais: Vitor Pereira justifica substituições em derrota para o Fluminense
Final do Carioca 2022
A final do Carioca 2022, por exemplo, não fugiu à regra e o rival foi campeão com dois gols de Germán Cano, ambos aos 38 e 40 do segundo tempo, respectivamente. Assim, mais uma vez o Flamengo sofreu nos minutos finais com o cansaço e a questão física.
Derrota pelo placar mínimo no Carioca 2022
Pouco antes da final, aliás, ainda na quarta rodada do torneio, o Flamengo perdeu para os tricolores por 1 a 0. Desta vez, Jhon Arias foi quem puniu o Mais Querido aos 44 minutos do segundo tempo, decretando a derrota rubro-negra nos minutos finais, sem tempo para que o Mengão tentasse correr atrás.
Brasileirão 2021
Nessa derrota por 3 a 1, o Fluminense até abriu 2 a 0 e o Flamengo empatou com Renê aos 26 minutos do segundo tempo, mas enquanto o Mengo pressionava pelo empate, Abel Hernández marcava o gol que matava a partida aos 40 minutos.
No apagar na luzes
No Brasileirão 2021, pela nona rodada, a história se repetiu. André marcou o gol da vitória magra do Fluminense aos 46 minutos do segundo tempo, matando o Flamengo no último lance do jogo.
Igor Julião de fora da área
Na terceira rodada do Cariocão 2021, Igor Julião foi quem bateu de longe e venceu o goleiro Gabriel Batista na vitória por 1 a 0. O tento foi aos 38 minutos da etapa final, deixando assim o Flamengo sem tempo e forças para reagir.
Virada no Brasileirão 2020
Na rodada 28 do Brasileirão 2020, o Fluminense atrapalhou a campanha do título do Mengão de Rogério Ceni. Arrascaeta abriu o placar ainda no primeiro tempo, com mais um bom início do Flamengo antes da virada. No segundo tempo, Luccas Claro empatou ainda no início. Mas foi nos acréscimos, aos 48 minutos da etapa final, que Yago Felippe arrancou três pontos e levou para o time das Laranjeiras.