Augustín Rossi foi anunciado como novo reforço do Al Nassr poucos dias depois de assinar um pré-contrato com o Flamengo. Desse modo, o goleiro ex-Boca Juniors pode atuar por três equipes somente em 2023, levantando algumas dúvidas sobre as regras da FIFA no que tange à quantos times um jogador pode atuar por temporada.
Em 2020, devido à alta da coronavírus, a FIFA decidiu que um atleta poderia ser registrado em até três clube. Contudo, ele só poderia atuar em partidas oficiais por duas dessas equipes.
Sendo bastante literal quanto a regra, Rossi não estaria elegível para defender o Flamengo em 2023. A regra, no entanto, tem algumas exceções.
Leia também: Abel indica time do Palmeiras para enfrentar o Flamengo na Supercopa
Nesse sentido o advogado Marcos Motta, especialista em direito do futebol, trouxe o motivo pelo qual o torcedor do Flamengo não precisa ter preocupações. Indagado em seu perfil no twitter, ele revelou que a regra não considera como “mesma temporada” competições com datas sobrepostas.
Isso quer dizer que, como a temporada da Arábia Saudita vai de agosto a maio e a do Brasil de janeiro a dezembro, elas são consideradas opostas. Desse modo, a entidade não consideraria que Rossi atuou por Boca Juniors, Al Nassr e Flamengo em uma mesma temporada. O jogador, portanto, estará apto a defender o Manto Sagrado normalmente a partir de julho.
Diretoria do Flamengo também não se preocupa com ida de Rossi para o Al Nassr
Com a dúvida sobre por quantos times um jogador pode atuar por temporada esclarecida, o torcedor do Flamengo ainda se preocupa com a possibilidade de que Augustín Rossi descumpra seu pré-contrato com o Mais Querido.
No entanto, membro da diretoria flamenguista garante que não há nenhuma preocupação por parte do clube. Isso porque o acordo firmado já tem validade na FIFA. Além disso, ele considera o fato de o jogador ter sido emprestado somente até o final de junho como uma prova de que o goleiro irá mesmo cumprir seu contrato com o Flamengo a partir do meio do ano.
O contrato do goleiro com o Boca Juniors se encerra em 31 de junho. A partir daí ele pode se tornar oficialmente um novo reforço do Mengão.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...